“Ciência na Rua” regressa ao Rossio no dia 20 de junho com espetáculos, experiências interativas e dezenas de investigadores da Universidade de Évora
O Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, recebe no próximo dia 20 de junho mais uma edição do festival “Ciência na Rua”, uma iniciativa que volta a cruzar arte e conhecimento científico para promover a reflexão sobre os grandes desafios da atualidade. A edição de 2026 tem como tema “Sustentabilidade… Insustentável?!”e promete transformar o centro da cidade num espaço de descoberta, participação e criatividade.
A partir das 16 horas, investigadores da Universidade de Évora e artistas de várias áreas vão proporcionar dezenas de atividades, experiências práticas, instalações e espetáculos de rua, convidando o público a pensar questões relacionadas com o clima, a atmosfera e a sustentabilidade. O objetivo é aproximar a ciência dos cidadãos através de uma linguagem acessível e de formatos inovadores.
Segundo a organização, o festival procura mostrar “as razões da ciência com o encanto dos espetáculos artísticos”, criando uma ponte entre o conhecimento científico e a expressão artística. Teatro, música, circo, marionetas e dança fazem parte do programa, que apresenta o olhar dos artistas sobre os desafios ambientais e sociais do presente.
A iniciativa decorre até à 1 hora da manhã de domingo e terá entrada livre. Durante o evento, o centro histórico de Estremoz estará encerrado ao trânsito para dar lugar às atividades. O festival é promovido pela Universidade de Évora, através da Escola de Ciências e Tecnologia, em parceria com o Centro Ciência Viva de Estremoz e diversas entidades nacionais e locais ligadas à divulgação científica.
Foto | Centro de Ciência Viva de Estremoz
