A Universidade de Évora vai celebrar, neste dia 10 de novembro, a iniciativa “A Primeira Aula do Instituto Universitário de Évora – 10 de novembro de 1975: A Matemática na Origem”, assinalando os 50 anos da primeira aula do Instituto Universitário de Évora, realizada a 10 de novembro de 1975 e que foi uma aula de Matemática. A sessão terá lugar às 14h30, no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo.

O programa integra dois painéis. O Painel I, com o tema “O Instituto, a Primeira Aula e a Cidade”, contará com intervenções do Professor Carlos Braumann – um dos docentes que lecionou a aula inaugural –, de António Duque Fonseca, aluno da primeira turma de 1975, e de Paulo Piçarra, representante do Grupo de Comunicação Diário do Sul/Telefonia do Alentejo.

O Painel II, sob o tema “Matemática na Universidade de Évora: 50 Anos”, irá abordar o percurso do ensino da Matemática na instituição ao longo das últimas cinco décadas.

Na iniciativa será ainda apresentado um vídeo de memórias sobre o antigo Instituto Universitário de Évora, reunindo testemunhos de alunos, professores e personalidades da cidade.

No mesmo dia será lançado o livro “Última Lição”. Trata-se de um livro organizado pela Reitoria, que reúne a Última Lição de alguns docentes da Universidade de Évora, constituindo um registo de legado académico e humano. A monografia tem a coordenação de Hermínia Vasconcelos Vilar e Noémi Marujo.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.