Novo concurso foi publicado em Diário da República. Operadores poderão apresentar propostas até 21 de março. Projeto tem orçamento de 540 mil euros
A MOBI.E lançou um novo concurso internacional para instalação e exploração de 40 postos de carregamento para veículos elétricos (80 pontos), localizados em 18 municípios, que mostraram interesse em participar no projeto “Ruas Elétricas”. Nesta segunda fase, o orçamento é de 540 mil euros de um total de 2,3 milhões de euros que não foram esgotados na fase inicial, verba cofinanciada pelo Fundo Ambiental.
A iniciativa visa dotar de postos de carregamento ruas em zonas urbanas, residenciais ou comerciais, onde predominam edifícios sem parqueamento próprio, criando as condições necessárias para que os moradores destas zonas possam vir a adquirir veículos elétricos. É também uma forma de sensibilizar os municípios para o papel central que desempenham na transição para uma mobilidade sustentável, incentivando-os a criar procedimentos para reforço da rede pública de carregamento.
Cada posto terá uma potência de 22 kW, com dois pontos de carregamento em simultâneo, devendo permitir carregamentos ad hoc, sem contrato prévio com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica.
Em Paços de Ferreira, serão instalados quatro postos de carregamento, em Mirandela e Ourém, três, e nos restantes municípios – Borba, Carregal do Sal, Castanheira de Pera, Constância, Crato, Fundão, Marvão, Mora, Oleiros, São João da Pesqueira, Santa Cruz das Flores, Sertã, Sousel, Tábua e Trofa – dois postos de carregamento.
O concurso, publicado no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, determina um prazo de 30 dias para que os Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) apresentem as suas propostas através da plataforma de compras públicas acinGov, ou seja, até ao dia 21 de março. Prevê-se que os postos entrem em funcionamento até ao final deste ano.
Recorde-se que a primeira fase do projeto está em fase de implementação e prevê a instalação de um total de 156 postos de carregamento (312 pontos) em 62 municípios. Os lotes, que foram a concurso em setembro último, foram adjudicados à EDP Comercial, Wowplug, Ecoinside, Mota-Engil Renewing, Galp e Wenea.
Factos e números
Rede Mobi.E: A rede Mobi.E integra atualmente cerca de 30 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 100 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC). A Mobi.E foi criada para participar na crescente expansão da mobilidade elétrica como a primeira rede de carregamento de nível nacional do mundo. Oferece uma estrutura de mercado baseada na concorrência, atuando como intermediária entre os vários fornecedores e parceiros de roaming, ao mesmo tempo que assegura a completa interoperabilidade e integração de todos os participantes.
MOBI.E: A MOBI.E, S.A. é uma empresa pública desde 2015, e assumiu a responsabilidade no mercado regulado da mobilidade elétrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico, nomeadamente em termos de fluxos energéticos e financeiros, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME). A MOBI.E tem um papel de liderança e de facilitador no processo de transição para a mobilidade elétrica em Portugal, agindo como um instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.
Para saber mais sobre a rede Mobi.E e a MOBI.E, consulte o site https://www.mobie.pt/.