Nos passados dias 20, 21 e 22 de Dezembro no Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário no Couço, das Monjas de Belém, um grupo de 10 jovens raparigas participou no retiro monástico de preparação para o Natal. A presença fraterna de ir. Goreti Faneca, ssd também enriqueceu estes dias de encontro íntimo e experiencial das jovens com Cristo, na Palavra rezada, na adoração eucarística, no silêncio e partilha fraterna.
Partilhamos alguns ecos das próprias jovens ilustram bem a experiência vivida:
«Que bom foram estes três dias! Começaram com um acolhimento espetacular em que descrevemos como se encontrava o nosso coração. Foi um excelente ponto de partida! Ao longo do retiro as irmãs foram dando pistas para trabalhar e alimentar o coração. Acabei o retiro com um coração cheio de Espírito Santo»
Maria
«Pela primeira vez soube saborear o verdadeiro amor de Jesus através do silêncio. Foi um desafio importante para a minha vida de fé. Tenho a certeza que de hoje em diante irei rezar e ler a Palavra de forma mais profunda e verdadeira».
Mariana
«Foi uma grande graça este retiro. Poder experimentar o Senhor. Poder sentir que Deus me ama. Poder consolar o meu coração».
Beatriz
«Vim com um coração fechado e com medo do silêncio … Finalmente foi muito bom poder rezar e descobrir o poder tão grande que temos quando invocamos o Nome de Jesus».
Constança
«Vir ao Mosteiro tem sido uma grande alegria, sabendo que aqui há sempre um encontro com Jesus. Este retiro não foi exceção. Saio destes dias com coração cheio de alegria e paz para este Natal. Foi realmente uma experiência de grande silêncio e oração. Voltar a pôr Jesus no centro e acolher tudo o que as irmãs partilhavam com seu testemunho de oração e vida».
Teresa
«Meditámos com os Evangelhos da Anunciação e da Visitação, com as lectios divinas e com os ateliers de oração (adoração do Santíssimo) rezámos o Evangelho vivo e juntas formámos um corpo experienciando a encarnação. Meditámos também sobre os Nomes de Jesus, sobre a oração do coração e como podemos orar sem cessar. Foi um ótimo fim-de-semana, consegui encontrar-me com Jesus e preparar o meu coração para a sua chegada».
Matilde