Donos de animais de estimação no Alentejo atribuem uma nota de 7,52 em 10 à adaptação das suas cidades a animais de estimação – a nota mais alta a nível nacional e bastante acima da média nacional de 7,13 –, apesar de 50% afirmarem não conhecer nem frequentar locais pet-friendly com os seus animais. Estas são algumas das conclusões do estudo ‘A better world for pets: os animais de estimação em Portugal’, que apresenta um retrato sobre os donos de animais de estimação em Portugal e a sua perspetiva e análise sobre quão pet-friendly são as cidades portuguesas.

No que toca à caracterização dos animais de estimação, o Alentejo é a região do país em que o cão é o animal mais popular, com 78% dos inquiridos a afirmarem ter um, seguido dos gatos (52%). Relativamente aos aspetos mais valorizados pelos donos de animais de estimação a nível regional, a existência de parques e zonas verdes suficientes está no topo da lista (73% dos inquiridos), seguida pela adoção de políticas pet-friendly por parte da administração pública (68%).

De acordo com o estudo encomendado pela Mars, há uma margem de progressão bastante significativa em termos de disponibilidade de locais pet-friendly na região: no que diz respeito a bares e restaurantes, somente 22% dos donos afirmam conhecer estabelecimentos amigos dos animais, o que faz do Alentejo a região com a percentagem mais baixa do país; contudo, 47% demonstraram interesse em que exista uma maior variedade de opções que permitam a inclusão dos seus animais. Além disso, o Alentejo é também a região em que uma maior percentagem de inquiridos (47%) afirmam já ter sido impedidos de entrar em estabelecimentos com os seus animais, um valor bastante superior à média nacional de 35%.

Com este estudo, a Mars reforça o seu compromisso com o bem-estar animal e incentiva o diálogo e a colaboração entre donos de animais, autarquias e o setor empresarial. O Alentejo tem um forte potencial de crescimento na área de bem-estar animal, e a Mars apoia esta transformação, investindo em iniciativas que promovam a convivência entre pessoas e animais.

Portugal é pet-friendly?

Numa escala de 0 a 10, os donos de animais de estimação em Portugal atribuem, em média, um 7,13 à adaptação das suas cidades a animais de estimação. Donos consideram que uma cidade é pet-friendly quando existem suficientes parques e zonas verdes (73%), e quando as autarquias adotam e implementam políticas pet-friendly (64%).

Relativamente ao que mais sentem falta nos locais onde residem, identificam, por ordem de importância: estabelecimentos de restauração que aceitem a entrada de animais de estimação (45%), mais parques e zonas verdes (34%), e 32% indicam que gostariam de ter mais locais onde pudessem deixar os seus animais enquanto estão a trabalhar. Além disso, nove em cada 10 donos nunca levaram os seus animais consigo em transportes públicos.

Quase metade (48%) dos donos afirma não conhecer nem frequentar locais pet-friendly com os seus animais de estimação, uma estatística que indica que uma percentagem muito considerável dos portugueses não realiza atividades de lazer fora de casa na companhia dos seus animais de estimação. Ainda assim, 30% afirmam conhecer centros comerciais que permitem a entrada de animais e 28% conhecem estabelecimentos de restauração.

Além disso, cerca de uma em cada três pessoas afirma já ter sido impedida de entrar em locais de negócio, comércio ou serviços por estar acompanhada pelo seu animal de estimação.

Metodologia

Inquérito online através de um painel que abrangeu todo o território nacional português. O universo do estudo incluiu pessoas que têm cães e/ou gatos em casa, com uma distribuição proporcional por sexo e idade, e afixação por Área Nielsen. O trabalho de campo decorreu entre 18 e 28 de março de 2024 A amostra total foi de 1.400 participantes do painel, o que, nas condições habituais de amostragem com p=q=0,5 e um nível de confiança de 95%, resulta numa margem de erro de ±2,67%.

Sobre a Mars Iberia

A Mars Iberia é uma subsidiária da Mars, Inc que está presente em Espanha desde 1982 e em Portugal desde 1990. Com mais de um século de história, fabrica uma variedade de produtos e serviços para as pessoas e os seus animais de estimação, com cerca de 140 escritórios em todo o mundo e mais de 500 colaboradores entre a sua fábrica e os seus três escritórios distribuídos entre Portugal e Espanha, distribuindo um total de 27 marcas. Atualmente, a Mars em Espanha e Portugal é composta por diferentes unidades de negócio: Mars Iberia (fabricante de chocolates, doces e pastilhas elásticas – produtos para animais de estimação, gelados e outros produtos alimentares) e Royal Canin Iberia (especialistas em nutrição saudável para cães e gatos no canal especializado). Por outro lado, a AniCura oferece serviços veterinários através de mais de 60 clínicas veterinárias em Espanha e Portugal. Para mais informações, visite www.mars.pt.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.