Localizado no topo de uma colina na cidade de Montemor-o-Novo, ergue-se a “Ermida de Nossa Senhora da Visitação”, local onde se presta devoção à veneranda imagem com o mesmo nome.

A imagem de Nossa Senhora é de roca, sendo datada de finais do séc. XVII, a qual, provavelmente, terá substituído a imagem primitiva, alusiva ao episódio da visita de Nossa Senhora a Santa Isabel.

Embora não exista nenhum documento escrito, onde se conste a data de construção do Santuário, podemos situar a sua edificação pelo séc. XVI. O edificado de cor branca com elementos azuis tem traços tipicamente alentejanos e expressão mariana. A chegada pode ser feita a pé, através de uma calçada calcetada e escadaria de acesso ao adro da igreja ou através de automóvel, por estrada alcatroada, com parque de estacionamento. Os autocarros também podem aceder ao local.

O Santuário é um local devocional muito próprio, onde se registam testemunhos de agradecimento ali patentes pelos inúmeros imagens de ex-votos, fotos e artigos pessoais deixados em ação de graças, e que se encontram expostos ao público. Reitera-se a existência de uma zona própria onde os peregrinos podem colocar velas acesas, as quais podem ser adquiridas na loja do Santuário.

No local onde se situa o Santuário é possível desfrutar uma extraordinária vista panorâmica sobre a beleza do território que se estende nesta região.

Data comemorativa anual: 2 de julho
Festa comemorativa anual, sempre antecedida por uma novena, com pregação, que é realizada na Igreja do Calvário, situada no centro da cidade, para onde vem a imagem em procissão noturna solene. Ali permanece até regressar no dia 1 de julho, também em procissão, concluindo-se no dia 2 de julho com a Eucaristia à noite e a Festa com a venda das tradicionais fogaças e bolos.

Celebrações: Eucaristia todos os Domingos às 16h00 (exceto no mês de agosto).

Horário de funcionamento: 10h00 – 17h00 todos os dias, exceto às 4.ª feiras (encerrado)

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.