Neste dia 13 de dezembro de 2024, dia em que se comemora os 148º aniversário do nascimento de D. Manuel Mendes da Conceição Santos, a Causa de Beatificação de D. Manuel Mendes da Conceição Santos lança um novo sítio na internet que permite conhecer melhor o antigo arcebispo de Évora, que foi Pastor desta Arquidiocese entre 1920 e 1955.
O novo sítio tem o seguinte endereço: https://dmanuelmendes.pt/
Na nova página pode-se conhecer melhor a Biografia, a Postulação, a Devoção e Testemunhos, assim como os contactos da Causa de Beatificação do Servo de Deus Dom Manuel Mendes da Conceição Santos.
O antigo Arcebispo é uma referência de cristão, de bispo e de pastor, para a Igreja em Portugal e para a Arquidiocese eborense, sendo que o processo de canonização foi introduzido em 1972.
D. Manuel Mendes da Conceição Santos (1876 – 1955) dedicou-se sobretudo à evangelização das comunidades e ao desenvolvimento das vocações sacerdotais na região.
Entre outras obras, realizou inúmeras visitas pastorais, reestruturou os Seminários e atraiu à Arquidiocese diversas congregações religiosas.
Nasceu a 13 de dezembro de 1876, no lugar de Pé de Cão, Freguesia de Olaia, Concelho de Torres Novas; Entrou no Seminário de Santarém, a 2 de agosto de 1890 como aluno gratuito, por “ser oriundo de uma família economicamente pobre”.
Foi enviado para Roma, em 1985, onde se forma em Teologia Dogmática e Línguas Clássicas, regressou para Portugal, em 1898, sendo nomeado perfeito e professor de Teologia do Seminário de Santarém.
No ano seguinte, a 27 de maio, foi ordenado presbítero, na Capela do Seminário de Santarém, esteve na Diocese da Guarda como vice-reitor do seminário, foi nomeado bispo de Portalegre pelo Papa Bento XV, a entrada solene na catedral foi a 7 de maio de 1916.
No dia 4 de junho de 1920 foi nomeado bispo-coadjutor do arcebispo de Évora, D. Augusto Eduardo Nunes, entrando definitivamente a 11 de fevereiro de 1921.
A Postulação da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus D. Manuel Mendes Santos tem sede em Évora, na Rua 5 de Outubro, 71 . 7000-854.