Neste dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, pelas 17h00, o Arcebispo de Évora presidiu à Eucaristia solene, na qual, este ano, foi ordenado presbítero o diácono Carlos Corrales.

Após o momento da eleição do candidato ao presbiterado, o Prelado eborense proferiu a homilia na qual começou por dizer que “a Humanidade é, e será sempre, o centro das atenções de Deus. O seu projecto criador está condicionado à fiel resposta dos homens ao seu apelo de amor. O Bom-Deus, fonte terna de paz e de amor, promete, deste modo, uma união eterna junto d’Ele, garantindo a felicidade sem limites que somente Ele pode conceder”.

“Nas peugadas dos Padres da Igreja, a resposta de Maria ao apelo de Deus é radicalmente oposta à de Eva. A perturbação d’Ela – interprete-se estupefacção – não nasce do medo, fruto intrínseco do pecado, mas da sua profunda humildade. Considera-se indigna de tão grandiosa saudação e missão. No entanto, jamais recusa a presença de Deus na sua vida e nos seus desígnios, submetendo-se a Ele num vínculo eterno que desvela um coração puro e dócil. Assume sobre si a responsabilidade do maior acontecimento da História, não o relega a outros”, explicou o Prelado”.

Dirigindo-se ao neo-sacerdote, o Arcebispo de Évoro disse: “Caro Diácono Carlos Corrales, Maria é um ícone desta santidade. Neste dia, especialmente festivo para ti, recorda-a sempre no teu percurso de cristão e ministro ao serviço do Povo de Deus”.

“Nas palavras do Papa Francisco, o ministério sacerdotal deve ser marcado por “traços” de proximidade, compaixão e ternura. A proximidade do sacerdote – destaca o Pontífice – desdobra-se em quatro âmbitos: proximidade com Deus, proximidade com o Bispo, proximidade entre os irmãos no ministério presbiteral e proximidade com o povo santo e fiel de Deus”, sublinhou o Prelado na homilia. (que pode ser lida na íntegra neste link)

“Para ti e para nós aqui presentes, celebrar a Solenidade da Imaculada Mãe de Deus, Padroeira de Portugal e da nossa Arquidiocese e, cheios de alegria, participar na tua Ordenação Sacerdotal, é testemunhar o poder infinito de Deus que sempre nos surpreende com as suas maravilhas, porque para Ele nada é impossível (Cfr. Lc. 1, 37). Celebrar esta Solenidade é fazer ecoar pelos tempos a liberdade do bem sobre a opressão do mal; é responder em santidade, a exemplo de Maria, às injustiças, corrupções e violências do mundo caótico e afastado de Deus que nos toca evangelizar”, apelou D. Francisco Senra Coelho.

Depois da homilia, o diácono Carlos Corrales, eleito ao presbiterado começou por fazer a Promessa. De seguida, o eleito prostrou-se e cantaram-se as ladainhas.

Seguiu-se o momento da Imposição das Mãos, primeiro pelo Arcebispo de Évora, depois pelo Arcebispo de Évora Emérito e por todos os presbíteros presentes.

De seguida, o Prelado eborense fez a Oração de Ordenação. Depois foi imposta ao Ordenado a Estola à maneira presbiteral, tendo sido revestido com a Casula. Seguiu-se a Unção das Mãos com o Óleo do Crisma. Por fim, recebeu o Pão e o Vinho e o Ósculo da Paz do Arcebispo de Évora e de todos os presbíteros presentes.

No final da celebração, após a bênção do Arcebispo de Évora, o novo Presbítero agradeceu a todos os que contribuíram para que a sua ordenação fosse uma realidade.

O Arcebispo de Évora também agradeceu a todas as comunidades do Caminho Neocatecumenal que contribuíram para a formação do P. Carlos Corrales e felicitou o presbitério eborense.

Finalizada a celebração, o neo-sacerdote foi cumprimentado pelos seus familiares, amigos e fiéis, que receberam uma pagela comemorativa da Ordenação.

O P. Carlos Corrales continuará o trabalho pastoral que está a realizar na Unidade Pastoral de Borba.

Recorde-se que o Padre Carlos Corrales, natural da Costa Rica, foi aluno do Seminário Redemptoris Mater de Nossa Senhora de Fátima (Évora). Ordenado diácono a 6 de julho passado, o futuro presbítero tem realizado trabalho pastoral nos últimos meses na Unidade Pastoral de Borba.

VEJA AQUI A FOTO-REPORTAGEM DA CELEBRAÇÃO:

REVEJA AQUI A TRANSMISSÃO DA CELEBRAÇÃO:

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.