Saúdo com apreço cada Movimento Eclesial, Associação de Fiéis, Grupo ou Comunidade de Vida, na pessoa dos seus Presidentes, Directores, Coordenadores ou Animadores, bem como a cada dirigente ou responsável das Direções, Secretariados e Coordenações Diocesanas, Regionais ou Locais. Um abraço Fraterno, Amigo e Reconhecido para todos.
Como sabeis, reconheço por experiência própria, fruto de vinte e oito anos de Pároco e já mais de dez anos de Bispo, como são importantes os Carismas que na sua riqueza animam os Movimentos Eclesiais e os diversos grupos organizados que formam o Apostolado dos Leigos. São na realidade primavera do Concílio Vaticano II e transparência viva do Pentecostes na Igreja de hoje.
Nunca o Senhor nos deixará órfãos, Ele envia os Seus Carismas para cada tempo e lugar, a fim de responder aos apelos da Sua Igreja ao serviço da Humanidade. Por isso, louvo o Senhor por cada um de vós e rezo pela contínua fidelidade ao vosso carisma fundacional. Que vos renoveis, segundo os apelos do Santo Padre, o Papa Francisco, mas sempre na fidelidade ao vosso carisma fundacional, discernindo o que é o fundamental do carisma e o que é simplesmente cultura de cada época e local.
Neste espírito, desejo ver-vos, encontrar-me com cada um/uma de vós e abraçar-vos em nome de Cristo na tarde do próximo domingo, dia 24 de novembro. Assim como já vem sendo habitual, pelas 15 horas, teremos o encontro para dirigentes na Cúria Arquidiocesana, no qual o Sr. Cónego José Morais Palos, abordará o Tema que mobiliza toda a Igreja no Ano Santo 2025, o Jubileu de Nosso Senhor Jesus Cristo; seguir-se-á depois um diálogo aberto com o Prelado Diocesano. Pelas 17 horas, celebraremos a Eucaristia na Sé e renovaremos a Consagração da nossa militância cristã a Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Os membros dos Movimentos e Grupos que assim o desejem poderão visitar a nossa Catedral, Igreja Mãe da Arquidiocese.
Será enriquecedor para todos, que pelas 17 horas, na Santa Missa estejam presentes muitos militantes dos Movimentos e Grupos. Que não falta nenhum Movimento. Todos desejamos ter connosco a alegria e a audácia dos Movimentos e Grupos de Jovens; a simplicidade e transparência dos amigos especiais dos Movimentos de Pessoas com Deficiência; a frescura repleta de esperança da Pastoral Universitária; o conforto dos Movimentos Familiares; a solidariedade comprometida dos Movimentos Sócio-Caritativos; a beleza da fraterna partilha da fé dos Movimentos Apostólicos e Missionários; o florido dos Movimentos Marianos; o compromisso dos Grupos Paroquiais de Adultos e Assembleias Familiares; a reconfortante e os sempre bem-vindos Grupos da Pastoral da Saúde; enfim, todos os que na atualidade somos acção católica.
Vamos fazer festa com os nossos estandartes, bandeiras, pendões, cachecóis e símbolos dos diversos carismas. É na multiplicidade das cores que está a beleza da complementaridade e da unidade.
Por favor, comparece e traz no teu coração a Esperança e a Alegria da Fé Cristã. Precisamos uns dos outros, precisamos de ti!
Até domingo e um forte abraço do teu Bispo.
+Francisco José Senra Coelho,
Arcebispo de Évora