De 6 a 18 de agosto, a tradição, a devoção e a cultura estiveram em destaque em Coruche, com a celebração das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

A grande festa coruchense teve início a 6 de agosto com as tradicionais novenas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que se prolongaram até 14 de agosto, dia oficial de abertura da programação cultural.

Até 18 de agosto a Festa foi intensa e diversificada, com mais concertos, tourada à corda, corrida de toiros, a procissão, o Festival Internacional de Folclore António Neves, o desfile de tertúlias tauromáquicas, o Cortejo Histórico e Etnográfico e um grande espetáculo pirotécnico de encerramento.

Segundo o Município de Coruche, as Festas “constituem um importante momento de encontro, marcando o regresso da diáspora coruchense e a grandiosidade das celebrações em devoção à padroeira de Coruche. O evento, inesquecível, traduz a essência e a vitalidade da comunidade local”.

A tradição religiosa na génese dos festejos foi desde logo celebrada a 6 de agosto, na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, com as tradicionais novenas em honra de Nossa Senhora do Castelo.

As celebrações religiosas contaram ainda com o Tríduo Solene, conduzido pelo Padre Tomás Dias, recentemente ordenado e natural de Coruche, acompanhado pelo Grupo Coral de São João Baptista e pela banda filarmónica Sociedade Instrução Coruchense (SIC).

A 14 de agosto foi celebrada a Eucaristia Solene em Ação de Graças pela Vitória na Batalha de Aljubarrota, presidida pelo Padre Tomás Dias. Às 21 horas foi celebrada a Eucaristia Vespertina da Assunção de Nossa Senhora, marcando a conclusão da novena e do tríduo solene, com atuação da banda filarmónica SIC e colaboração do Grupo Coral de São João Baptista.

A 15 de agosto, Dia da Assunção de Nossa Senhora, celebrou-se a padroeira de Coruche com uma programação repleta de devoção e cultura. O destaque do dia foi a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que a partir das 18 horas percorreu as principais ruas da Vila, presidida pelo P. Tomás Dias, num momento de profunda fé e união. Após a procissão, na serenidade da Esplanada do Castelo, os coruchenses renovaram as suas promessas e receberam com devoção a tradicional Bênção Solene dos Lares e Campos do Vale do Sorraia, pedindo proteção e prosperidade para as suas casas e terras.

Organizadas de forma tripartida pela Comissão de Festas de Coruche, pela Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e pela Câmara Municipal de Coruche, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo “representam o momento de celebração mais alto do ano no Concelho”, sublinha o Município de Coruche, que afiança que “todos os anos, milhares de visitantes testemunham as Festas, que se desmultiplicam por numerosas iniciativas que caracterizam o território e a cultura de Coruche”.

Fotos: Município de Coruche e DR

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.