Esta quinta-feira, dia 11, na praia fluvial Azenhas D’El Rey, durante a manhã, o roadshow da Academia Ponto Verde vai desafiar crianças e jovens a aprender sobre reciclagem de embalagens 

Um jogo de tabuleiro e um livro, ambos em formato gigante e dedicados à reciclagem de embalagens, dão o mote para tornar mais animadas as manhãs de milhares de crianças, desafiando-as a testar o seu conhecimento, enquanto brincam. Estas são as duas atividades que fazem parte do roadshow da Academia Ponto Verde, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e, com o término do ano letivo, agora vai às praias.

A área onde se encontra o livro gigante, com imagens muito apelativas, vai associar a leitura a uma atividade muito divertida, onde as crianças mais pequenas vão poder ouvir dois contos, envolvendo-se nas histórias, e, logo depois, mostrar o que apreenderam, colocando vários resíduos de embalagens (réplicas) nos ecopontos verde, amarelo e azul.

Ao lado, encontra-se o já famoso jogo gigante “Recicla Mania” que tem a particularidade de os jogadores serem os próprios peões, sendo esta uma ação que já contou, nos últimos dois anos, com a participação de mais de 4 mil jovens, aproximadamente.

Estas duas atividades vão permitir que as crianças e os jovens, integrados em colónias de férias ou em família, usufruam de momentos de convívio e criem memórias em conjunto, onde a brincadeira se une a um tema que deve ser levado a sério, como é a reciclagem de embalagens.

“Promover a literacia ambiental junto das crianças e jovens, nomeadamente sobre a importância da reciclagem de embalagens, é fundamental. Por isso, depois de termos estado nas escolas durante o período letivo com a Academia Ponto Verde, alargamos agora a sua atuação. Na praia fluvial Azenhas D’El Rey vamos estar durante a manhã de quinta-feira, a proporcionar estas duas experiências muito divertidas aos mais novos, mostrando que é possível aprender a cuidar do Ambiente enquanto se brinca,” refere o coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Sacoto Lagoa.

A SPV, através da Academia Ponto Verde, promove a literacia ambiental junto dos mais jovens em Portugal, capacitando-os de mais conhecimento e contribuindo para que as gerações mais novas tenham um papel ativo e responsável na sociedade, convidando a que se tornem verdadeiros influenciadores em matéria de Sustentabilidade e Reciclagem, nomeadamente de embalagens.

É um projeto que se tem materializado em iniciativas junto da comunidade escolar, durante o período letivo, sendo agora alargado a todo o ano. O objetivo é incentivar esta boa prática, em qualquer momento e lugar, para que todos possam contribuir para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem de embalagens.

Promovido pela Sociedade Ponto Verde, o roadshow da Academia Ponto Verde conta com o apoio institucional da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.