No âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, o Pingo Doce estabeleceu um protocolo de colaboração com a Associação para o Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Cruz da Picada (ADBES) e com a REFOOD, através do qual a nova loja de Évora EN, que abriu no passado dia 22 de junho, irá doar alimentos, diariamente, a estas instituições que apoiam mais de 650 pessoas e famílias do concelho.

A ADBES é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem como áreas prioritárias a Luta Contra a Exclusão Social, a Luta Contra o Racismo e a Prevenção Primária da Toxicodependência. É composta por cinco valências: Creche e Jardim de Infância; Centro Socioeducativo para a Infância; Centro de Jovens e o Centro Comunitário. A ADBES tem procurado permanentemente a construção de respostas comunitárias em rede, com as organizações, com o fim de desenvolver o sentido de autonomia dos indivíduos e das famílias, a sua qualidade de vida e bem-estar, a promoção da inclusão social e cultural e o desenvolvimento do potencial humano e social do território. 

Com o lema “Aproveitar para Alimentar”, a REFOOD é uma IPSS que tem como missão combater o desperdício, acabar com a fome e incluir toda a comunidade local. Para isso, resgata bens alimentares e distribuí-os por famílias carenciadas, numa ação 100% voluntária, criando uma sociedade mais sustentável, justa e solidária. Em Évora, a instituição cerca de 3.000 refeições por mês, passando agora a beneficiar dos donativos de mais uma loja Pingo Doce.

O apoio a situações de emergência social e a colmatação da carência alimentar são duas das prioridades do Pingo Doce, que apoia regularmente instituições de solidariedade social nas comunidades envolventes das suas mais de 480 lojas em todo o país, como Bancos Alimentares, IPSS, ONG, Centros Sociais e Santas Casas da Misericórdia.

Em 2023, o Pingo Doce doou mais de 56 toneladas de alimentos a 15 instituições do distrito de Évora, que apoia numa base regular.

A nível nacional, as doações realizadas pelo Pingo Doce ascenderam as 5,3 mil toneladas e abrangeram mais de 520 instituições de cariz social, reforçando a sua política de proximidade e apoio às comunidades. Os bens doados no ano passado impactaram mais de 100 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o país.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.