O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) Portugal inaugurou o seu novo Centro de Acolhimento, criado em parceria com os Salesianos, em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, na manhã deste dia 20 de junho, na Rua São Domingos Sávio, nº 16, em Vendas Novas.

A cerimónia da Inauguração Oficial contou com o discurso de boas-vindas do Diretor-Geral do JRS Portugal, Dr. André Costa Jorge.

Depois  houve intervenções do Provincial da Congregação Salesiana, Padre Tarcízio Morais; do Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Padre Miguel Almeida; do Arcebispo de Évora, Dom Francisco José Senra Coelho; do Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Dr. Valentino Cunha; do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Dr. Rui Armindo Costa Freitas.

Na sua intervenção o Arcebispo de Évora agradeceu ao JRS pelo seu serviço e missão, tendo disponibilizado toda a colaboração da ARQUIDIOCESE DE ÉVORA e das duas Paróquias de Vendas Novas (São Domingos de Savio e Santo António) em prol deste Centro de Acolhimento.

Foi ainda lida uma Mensagem do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo a sessão terminado com a apresentação do testemunho pessoal de uma pessoa refugiada, Dr. Hamed Hamdard.

Após a sessão, aconteceu a Bênção do Centro de Acolhimento pelo Arcebispo de Évora e o descerramento da Placa Inauguratória do Secretário de Estado Adjunto da Presidência.

Seguiu-se uma Visita Guiada ao Centro de Acolhimento, seguida de almoço-convívio.

O Diretor-Geral do JRS Portugal, Dr. André Costa Jorge, destacou a importância desta inauguração:
“Sabemos o impacto e a importância do espaço físico no bem-estar das pessoas que os habitam, e queremos que o Centro de Vendas Novas seja um novo começo positivo e estabilizador. A criação deste Centro é fruto de um financiamento comunitário, mas sobretudo de uma visão estratégica da Igreja em parceria com o Estado Português, alinhada com a missão que Pedro Arrupe definiu para o JRS.”
“A criação deste centro não é um projeto individual, nem tampouco isolado, pretendendo ao invés integrar-se plenamente na comunidade local de Vendas Novas. A colaboração estreita com a Câmara Municipal e o envolvimento da comunidade são, por isso, fundamentais para garantir a integração do próprio Centro na comunidade”, referiu o Diretor -Geral do JRS Portugal.

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional católica, parte da Companhia de Jesus, dedicada a acompanhar, servir e defender pessoas imigrantes e refugiadas em situação de particular vulnerabilidade em 56 países. Em Portugal, desde 1992, o JRS oferece apoio social e jurídico, apoio à empregabilidade, ensino da língua, capacitação profissional, apoio médico, medicamentoso e de saúde mental, tradução, interpretação e mediação cultural e apoio na procura de habitação própria. Presta ainda apoio psicossocial a cidadãos estrangeiros detidos no centro de detenção Unidade Habitacional de Santo António, no Porto, em parceria com a PSP. É atualmente responsável pela gestão de três centros de acolhimento e coordena a Plataforma de Apoio aos Refugiados, realizando sensibilização junto da Sociedade Civil e Advocacy pelos direitos e dignidade das pessoas imigrantes e refugiadas.

Reportagem de Pedro Miguel Conceição/a defesa

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.