Assinala-se no próximo dia 30 de maio o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, subordinada ao tem O Meu Diagnóstico de Esclerose Múltipla”, e o município de Évora associa-se à data iluminando o Teatro Garcia de Resende com a cor laranja. Todos os anos a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) assinala a data com diversas atividades/iniciativas que pretendem reunir a comunidade portuguesa de Esclerose Múltipla, consciencializar o público em geral para as características da doença e sensibilizar os decisores políticos para a melhoria das condições de vida dos seus portadores e de quem os rodeia.

Ao “pintar” o TGR de laranja a Câmara Municipal de Évora associa-se também à campanha internacional liderada pela MSIF (Federação Internacional de Esclerose Múltipla), seguida pela SPEM. A edilidade, ao colaborar nesta iniciativa, está a ajudar a dar visibilidade e a ser solidária com uma causa muito importante para todos os portadores de Esclerose Múltipla, familiares, amigos e cuidadores.

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica e autoimune, com efeitos nas capacidades físicas e cognitivas dos doentes. Atinge sobretudo os jovens, em particular as mulheres. Em Portugal estima-se que existam mais de 8.000 pessoas com EM. Contudo, segundo especialistas nacionais, este número está subestimado, tanto pelo número de pessoas que estão sem diagnóstico como pelas que estão sem tratamento confirmado, pelo que se aguardam estudos epidemiológicos mais recentes e precisos.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.