O Município de Reguengos de Monsaraz está a assinalar o Dia da Europa. Os Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz estiveram ontem à noite iluminados com a cor azul da bandeira europeia, iniciativa que se vai repetir esta noite, data em que se comemora o Dia da Europa.
Esta celebração assinala o aniversário da Declaração Schuman, assinada em 1950, que expôs a visão do ministro francês Robert Schuman para criar uma nova forma de cooperação política na Europa e que é considerada como o início da atual União Europeia. A data é celebrada em dezenas de cidades europeias com a iluminação de monumentos e de edifícios emblemáticos com a cor da bandeira europeia nas noites de 8 e 9 de maio.
A Declaração Schuman propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, um marco fundamental para o que viria a tornar-se a União Europeia. Esta comunidade estabelecida em 1951 uniu seis países europeus (França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) para coordenar a produção de carvão e aço, que eram recursos essenciais para a reconstrução no período pós-Segunda Guerra Mundial, mas também promoveu a cooperação económica e estabeleceu uma base para a paz duradoura na Europa.
O Dia da Europa é uma ocasião para celebrar os ideais e conquistas da União Europeia, destacando os benefícios da cooperação e integração europeias. É também uma data para refletir sobre os desafios que a União Europeia enfrenta e para renovar o compromisso com os seus princípios.
Desde a assinatura da Declaração Schuman, o processo de integração europeia prosseguiu e expandiu-se para além da economia, para incluir áreas como a cooperação política, social e cultural. A União Europeia cresceu e atualmente integra 27 países, promovendo os valores da democracia, os direitos humanos, a liberdade e a solidariedade entre os seus cidadãos.