Este ano, o Dia da Europa acontece precisamente um mês antes das Eleições Europeias que em Portugal se realizam a 9 de junho. Para o assinalar, o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e o Escritório de Representação do Grupo Banco Europeu de Investimento em Portugal, organiza um evento na Fundação Champalimaud, em Lisboa, entre as 17h30 e as 20h00 de hoje, dia 9 de maio.

O evento, conduzido pela apresentadora Filomena Cautela, conta ainda com a participação de jovens e organizações que, mobilizados para discutir a importância da União Europeia e o seu impacto no quotidiano dos cidadãos, se juntam numa celebração com música ao vivo, pela Orquestra Geração, e outros momentos simbólicos, como uma regata europeia, coreografada pelo Clube Naval de Lisboa, e a iluminação de monumentos históricos portugueses, ilustrados com as cores da bandeira europeia.

As festividades também se multiplicam por várias regiões do país. Almada, Angra do Heroísmo, Arouca, Bragança, Caldas da Rainha, Cascais, Coimbra, Elvas, Faro, Felgueiras, Guimarães, Lisboa, Matosinhos, Montijo, Ponta Delgada, Portalegre, Porto de Mós, Reguengos de Monsaraz, Silves, Tavira, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Valongo, Vila Nova de Gaia e Viseu foram os Municípios que aderiram à iniciativa de iluminar os seus monumentos mais emblemáticos com a luz azul da União Europeia. Pela Europa, também o Arco do Triunfo em Paris, o Coliseu de Roma e a Grand Place de Bruxelas, entre muitos outros, vão ser iluminados.

Durante todo o mês de maio, os comboios suburbanos em Lisboa e no Porto, e um dos elétricos tradicionais da capital, circulam decorados com ilustrações inspiradas pelo projeto europeu e com o apelo ao voto nas eleições europeias de 9 de junho.

“Usa O Teu Voto. Ou Outros Decidirão Por Ti”


As Eleições Europeias decorrem a 9 de junho em Portugal (de 6 a 9 de junho em toda a UE). Os europeus escolhem os 720 eurodeputados, dos quais 21 são portugueses, que os representam no Parlamento Europeu, durante os próximos cinco anos (2024 – 2029).

A mensagem da campanha do Parlamento Europeu, com o propósito de combater a abstenção e apelar à participação democrática dos cidadãos, surge no seguimento do vídeo institucional, o qual transmite a história real de europeus que recordam aos seus netos e às gerações mais novas, o que era viver na Europa antes da democracia.


O Dia da Europa assinala a assinatura da Declaração Schuman que, a 9 de maio de 1950, estabeleceu os passos iniciais para a União Europeia, procurando assegurar a paz a longo prazo na Europa pós-guerra.

Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão sobre uma nova forma de cooperação política na Europa que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre históricos inimigos, os quais fariam parte desse novo projeto europeu. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um Tratado que criava uma entidade com essas funções.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.