Neste dia 16 de abril, entre as 10h e as 17h, no Seminário Maior de Évora está a decorrer uma ação de sensibilização e formação para presbíteros no âmbito da proteção e segurança de menores e de adultos vulneráveis, promovida pela Arquidiocese de Évora, sob a orientação do Grupo VITA.
Com a participação do Arcebispo de Évora, de praticamente todo o Clero da Arquidiocese de Évora, das Vogais da Comissão Arquidiocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, Ana Isabel de Barahona e Alice Caldeira Cabral, a ação de formação é orientada pela Coordenadora do Grupo VITA, Rute Agulhas, com a colaboração de Alexandra Anciães, do Grupo Executivo do VITA.
Ainda neste dia 16 de abril, entre as 19h e as 22h, decorrerá nova ação de sensibilização e formação para diáconos permanentes.
Seguem-se depois outras quatro manhãs de sábado, destinadas à formação dos agentes pastorais e de elementos que integram as diversas IPSS da Arquidiocese de Évora.
Estas ações na Arquidiocese de Évora são as primeiras de um Roteiro pelas Dioceses do país que o Grupo VITA definiu como um dos objetivos a realizar em 2024.
Com estas ações o Grupo VITA procura um contacto de maior proximidade que permita um diagnóstico mais rigoroso das necessidades de cada território.
Sensibilizar e capacitar as diversas estruturas eclesiásticas para saber prevenir, detetar e sinalizar situações sexualmente abusivas é uma das prioridades do Grupo VITA, rumo a uma cultura de proteção e cuidado.