A Semana Santa 2024 está a ser vivida em pleno na Catedral de Évora, assim como por toda a Arquidiocese.
Neste Sábado Santo, dia 30 de março, pelas 10h, foram celebradas Laudes, na Catedral de Évora.
Na reflexão às leituras escutadas, o Arcebispo de Évora disse “neste Sábado de silêncio, em que vemos o túmulo fechado, nós assumimos esta esperança que é o Senhor que há de trazer de novo a Vida”.
“Connosco Maria, a Senhora do Sábado, a Senhora do túmulo vazio na alegria da ressurreição. A Senhora também do túmulo fechado neste dia de silêncio, silêncio de Deus”, explicou o Prelado, acrescentando que, “ela é Pentecostes desde o primeiro momento. É Pentecostes na sua concepção, no momento da encarnação do Verbo pela anunciação do Anjo”.
“Ela é neste momento Pentecostes com os discípulos que restam. Ela é presença do Espírito Santo, esse Espírito Santo que habita nela e que fará, pela vontade do Pai, acontecer a ressurreição, o 8.º dia”, sublinhou.
“Ficamos, Irmãos e Irmãs, com João discípulo e com Maria mãe nesta certeza de que aquela porta será removida, que da morte brotará a vida. Viveremos o 8º dia. Somos o 8º dia. Somos Pentecostes no Ressuscitado”, concluiu D. Francisco Senra Coelho.