1.ª edição do Festival Terras do Borrego inicia-se na próxima sexta-feira, 29 de março, e termina no domingo, 31 de março, no Pavilhão Multiusos de Sousel.  Tem entrada livre e um programa de três dias desenhado para continuar a afirmar as atividades de referência do distrito e do Alto Alentejo, as suas tradições, cultura e artes ancestrais, tornando este evento numa referência ao nível da fileira do Borrego e de orgulho para o território.

No Festival encontrará o Pavilhão Terras do Borrego, com mais de 25 expositores e uma área de conferência, a Zona Infantil dedicada aos mais pequenos com atividades lúdicas e área de exposição animal, a Zona de Restauração que será também palco de vários showcookings, e o Palco Musical, centro das grandes atuações.

A sessão de abertura do Festival Terras do Borrego de Sousel está marcada para sexta-feira, dia 29 de março, às 16:00h, com a presença do Presidente do Município de Sousel, Manuel Valério e de outras individualidades do Alto Alentejo.

Ao longo dos três dias, passarão pelo palco nomes sonantes do panorama musical nacional e reconhecidos chefs que homenagearão a excelência da nossa carne de borrego.

Em paralelo à 1.ª edição do Festival Terras do Borrego, a Quinzena Gastronómica Terras do Borrego decorre até 7 de abril, com 129 restaurantes aderentes espalhados pelos 15 concelhos do distrito de Portalegre. Esta iniciativa, que vai já na sua terceira edição, é promovida também pelo Município de Sousel e pretende unir todos os concelhos do distrito em torno de um dos seus produtos endógenos mais apreciados e que faz parte da história e dos costumes do Alto Alentejo.

Sousel, Capital do Borrego

A afirmação de Sousel enquanto Capital do Borrego baseia-se na importância histórica e económica do gado ovino para o concelho, cuja qualidade é reconhecida através da Indicação Geográfica Protegida (IGP) do Borrego do Nordeste Alentejano. Para além deste reconhecimento, Sousel acolhe a principal exploração de carne de borrego nacional, que é também a maior da Europa com certificação em bem-estar animal, a Pasto Alentejano, bem como cerca de uma centena de pequenos produtores com um importante impacto na economia nacional.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.