A Cáritas Portuguesa, constituída por vinte Cáritas Diocesanas, assinala de 25 de fevereiro e 3 de março, a sua Semana Nacional 2024, com o tema “Cáritas, O Amor que Transforma”.
A Cáritas Arquidiocesana de Évora, que integra a rede Cáritas de Portugal, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que apoia de forma transversal as comunidades da Arquidiocese de Évora. Tendo como missão ser um instrumento da Igreja na Arquidiocese para promover e defender a dignidade humana à imagem de Jesus Cristo.
Recentemente, a Cáritas Arquidiocesana de Évora conta um novo rosto na presidência da Direção, o Diácono Bernardino Melgão.
No âmbito da celebração desta Semana Cáritas, que é marcada pelo tradicional peditório de rua a nível nacional que decorre até domingo, 3 de março, a Esperança Multimédia (parceria entre o jornal “a defesa” e o Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora) entrevistou em exclusivo o novo Presidente da Cáritas Arquidiocesana (1), que se fez acompanhar de Jorge Rodrigues (4), Coordenador do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e colaborador da Cáritas há 20 anos, de Sílvia Torradinhas (3), Coordenadora do Serviço de Apoio Domiciliário e colaboradora da Cáritas há 15 anos, e de João Cachaço (1), Diretor Executivo da Cáritas Arquidiocesana desde setembro de 2022.
(Leia a reportagem na íntegra no Suplemento Ser Igreja Évora da edição de 28 de fevereiro de 2024 do jornal “a defesa”)