Realiza-se, neste dia 23 de fevereiro, pelas 15 horas, na Universidade de Évora no (Auditório do Colégio Espírito Santo), o Encontro Fora da Caixa de Évora, dedicado ao tema “Prémios Caixa ESG: Os Desafios das Empresas na era ESG”.
A sessão de abertura será realizada por Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos.
Esta edição pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre as questões ambientais, sociais e de governance (ESG) que marcam a agenda das empresas e da sociedade no século XXI. Com esse propósito, contará com a participação de José Félix Ribeiro, Economista, e de Rodrigo Tavares, Professor de Sustainable Finance na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que irão partilhar as suas perspetivas sobre os desafios e as oportunidades que se colocam às empresas na era ESG.
O evento incluirá também um debate empresarial, onde serão convidados a intervir representantes de empresas portuguesas que se destacam pelas suas boas práticas em matéria de sustentabilidade, responsabilidade social e boa governança. Um painel onde partilharão o seu testemunho e discutirão, com especialistas especialmente convidados para o efeito, os principais desafios ESG que enfrentam no seu setor de atividade, bem como as soluções e as estratégias que adotam para os superar.
Entrega dos Prémios Caixa ESG
Um dos momentos altos do evento será a entrega dos Prémios Caixa ESG, uma iniciativa inédita da Caixa que visa reconhecer e estimular as empresas portuguesas que assumem um compromisso com os objetivos do desenvolvimento sustentável e que incorporam os critérios ESG na sua gestão e na sua atividade.
A sessão encerrará com a marcante e singular performance “Circustentável”, protagonizada pelo prestigiado grupo artístico Chapitô, uma referência nacional e internacional nas artes circenses. O Chapitô, a primeira escola de artes circenses do país, tem, desde 1991, colocado o circo e as artes ao serviço da inclusão, formação e qualificação humanas, prestando serviço às pessoas e à sociedade, no sentido do aprofundamento da vida social e solidária.