Na noite de 24 de dezembro, pelas 23h, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, presidiu à Missa da Vigília do Natal do Senhor (Missa do Galo), na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos), em Évora, na qual marcaram presença várias comunidades lusófonas: universitários timorenses, brasileiros e africanos.
À homilia o Prelado eborense começou por sublinhar a alegria de celebrar a Noite de Natal. “Na alegria de celebrarmos a noite de Natal, acende-se em nós de modo ainda mais vivo a esperança de que da gruta de Belém ressoe em todos os corações a mensagem “Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens por Ele amados””, disse.
“Belém, celeiro do pão, oferece a toda a Humanidade a beleza e a ternura de Deus feito criança. Eis-nos perante a excelsa grandeza do despojamento de Deus para se tornar salvador, irmão e companheiro de peregrinação de cada um de nós. Neste pão vem envolto o dom da Paz que pedimos para toda a Humanidade, nomeadamente, para a terra de Jesus, para a Ucrânia, para Cabo Delgado, em Moçambique, para o Sudão e para todas as minorias que sofrem a discriminação e a violência contra a sua consciência”, apelou o Arcebispo de Évora.
“Como não recordar as Igrejas que sofrem em vários países, que ignoram o direito fundamental da pessoa humana, a liberdade religiosa. O Natal pede-nos que continuemos um árduo trabalho de consolidar a justiça para que haja paz e semear o amor na verdade para que surja a humanização”, desejou D. Francisco Senra Coelho.
“Em nome da Igreja de Évora, também terra do pão, saúdo as comunidades lusófonas que esta noite aqui se juntam, vindos de Timor Loro Sae, Angola, Moçambique, Guiné, São Tomé e Brasil. Que a língua portuguesa em que nos expressamos seja ela também veículo de paz e fraternidade”, concluiu o Arcebispo de Évora, que no final da Eucaristia cumprimentou pessoalmente os jovens das comunidades lusófonas presentes.