Neste dia 13 de dezembro de 2023 celebra-se o 147.º aniversário do nascimento de D. Manuel Mendes da Conceição Santos.
Em entrevista à Esperança Multimédia (Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora e jornal “a defesa”), que poderá ser vista e ouvida na íntegra nos canais digitais da Arquidiocese e de “a defesa”, as Irmãs Maria de Jesus e Maria de Fátima, da Congregação das Servas da Santa Igreja, que foram fundadas precisamente por D. Manuel Mendes da Conceição Santos, em 1945, começam por dizer que “o Servo de Deus quando chegou à Arquidiocese verificou que faltavam evangelizadores. Então ele deitou mãos à obra e procurou encher o Seminário, pouco a pouco, com seminaristas”.
“Dado que não havia congregações, começou a chamar congregações religiosas para trabalhar na Arquidiocese. Chamou à volta de 30 congregações para estarem em colégios, em hospitais e depois, em 1945, fundou as Servas de Santa Igreja com o objectivo de uma ação evangelizadora nas Paróquias”, explica a Irmã Maria de Fátima, dando exemplo da colaboração da Congregação nas Missões populares que decorreram durante muitos anos na Arquidiocese.
“Portanto, há 78 anos que as Servas da Santa Igreja realizam essa tarefa de estar junto do povo, de evangelizar, de catequizar”, sublinha, acrescentando que apesar de “vivermos numa época e numa sociedade completamente diferentes da época de D. Manuel Mendes, a missão e a mensagem são as mesmas. Neste sentido é necessário evangelizar, pois o Evangelho é o mesmo”.
Atualmente, as Irmãs Servas da Santa Igreja continuam a missão confiada por D. Manuel Mendes da Conceição Santos, visitando as Paróquias, dando catequese, acompanhando os jovens, dando apoio social e estando, em suma, ao serviço da Igreja, procurando sempre viver à maneira de Jesus Servo.
Na Casa Geral, em Évora, também têm disponibilidade para acolher grupos e movimentos eclesiais que necessitem de um espaço para reunir e rezar, como aconteceu recentemente com o Retiro de Advento das/os Religiosas/os em Missão na Arquidiocese de Évora.
Na rua 5 de outubro, em Évora, abriram, entretanto, um espaço museológico dedicado a D. Manuel Mendes da Conceição Santos, que está aberto ao público em geral e que aceita também visitas de grupos mediante marcação. “Se alguém quiser ser voluntário no espaço museológico é uma questão de entrar em contacto connosco. Dessa forma, aquele espaço poderá estar aberto mais tempo”, sublinham.
Entretanto, no próximo domingo, dia 17 de dezembro, terceiro Domingo do Advento, as Irmãs Servas da Santa Igreja promovem um Retiro de Advento, aberto a quem queira preparar o Natal, entre as 10h e as 16h30, na Casa Nossa Senhora das Graças (Rua 5 de outubro, 73), em Évora. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: servas.igreja@gmail.com
Para acompanhar o dia a dia da Congregação, pode seguir a página de Facebook Irmãs Servas da Santa Igreja e também o Instagram.
Texto de Pedro Miguel Conceição
(veja a entrevista na íntegra em diocesedeevora.pt e em adefesa.org)