O Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES), coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e em colaboração com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), vai organizar 3 seminários em torno da valorização de recursos naturais do território e “A Esteva: da Gestão à Valorização” será já a primeira sessão a acontecer no dia 13 de dezembro de 2023, pelas 14h30, na Junta de Freguesia de Mértola. Os 2 restantes abordarão as Plantas Tintureiras e o Cardo, e decorrerão em janeiro e fevereiro, respectivamente. Os seminários têm como objetivo a promoção das atividades de divulgação do CCRES, onde se pretende promover a competitividade e sustentabilidade dos Recursos Silvestres.


O Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES) consiste numa iniciativa inovadora que estabelece a criação de uma rede colaborativa entre parceiros de diversas áreas, com o intuito de impulsionar o crescimento, a inovação, a internacionalização e a competitividade dos Recursos Silvestres, nomeadamente, as fileiras do medronho, dos cogumelos silvestres, do figo da índia, as plantas tintureiras, os cardos e a alcaparra, o funcho, entre outros. Esta abordagem visa sustentar o desenvolvimento nas regiões rurais de baixa densidade, ao incentivar a fixação de jovens nessas áreas e promovendo o crescimento económico das indústrias relacionadas a estes recursos naturais.

No entanto, o CCRES não procura apenas fortalecer estes setores específicos, mas também pretende transformar de forma positiva os territórios rurais, com o objetivo de desencadear um crescimento nos benefícios para as comunidades locais e para um país como um todo.

Neste seguimento, do conjunto de iniciativas organizadas pelo CCRES, destaca-se o primeiro evento, de uma série de três seminários, intitulado “A Esteva: da Gestão à Valorização”, com lugar no dia 13 de dezembro de 2023, pelas 14h30, na Junta de Freguesia de Mértola.

Esta sessão pretende abordar e discutir o potencial do valor do esteval e do seu respectivo aproveitamento, a começar pela gestão e exploração do recurso até aos produtos finais como resina de lábdano e sementes de esteva. Além disso, pretende destacar a inclusão da esteva na dieta de ruminantes, promovendo a eficiência no crescimento, produção pecuária e redução de emissões de gases. E por fim, abordar os resíduos de destilarias de esteva, com destaque para os seus benefícios em biorrefinarias, nomeadamente pela produção de extrativos com propriedades bioativas para a indústria farmacêutica,
cosmética e alimentar.

Esta iniciativa apresenta-se como uma boa oportunidade para explorar e colocar em
discussão as estratégias de gestão e valorização da Esteva, perspectivando-se um
momento enriquecedor de partilha de conhecimento e fortalecimento das redes
colaborativas na promoção dos Recursos Silvestres.

A participação no evento é gratuita e destinada a empresas e associações do setor,
empreendedores e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio
obrigatório através do link https://bit.ly/3RduIoO ou QRCode no programa.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.