A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se, de 13 a 16 de novembro, em Fátima, para a sua 208.ª Assembleia Plenária, que vai abordar a “situação social” do país, entre outros temas.

A reunião magna do episcopado inicia-se na próxima segunda-feira, pelas 16h00, na Casa Nossa Senhora das Dores, com a intervenção inaugural de D. José Ornelas, presidente da CEP.

A agenda do encontro, enviada à Agência ECCLESIA, prevê um debate sobre a “situação social do país e das instituições de solidariedade social da Igreja”, bem como um “ponto da situação” sobre o tema da proteção de menores e adultos vulneráveis: ponto da situação.

Os bispos vão ainda refletir sobre o impacto da JMJ Lisboa 2023 e o percurso do Sínodo 2021-2024, após a primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que decorreu em outubro.

No final dos trabalhos, decorre uma conferência de imprensa, pelas 15h00, no Centro Pastoral Paulo VI.

A Conferência Episcopal Portuguesa, entidade representativa da Igreja Católica em Portugal, é definida pelos seus estatutos como “o agrupamento dos bispos das dioceses de Portugal que, em comunhão com o Santo Padre e sob a sua autoridade, ‘exercem em conjunto certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promoverem o maior bem que a Igreja oferece aos homens, sobretudo por formas e métodos de apostolado convenientemente ajustados às circunstâncias do tempo e do lugar, nos termos do direito’”, como determina o Código de Direito Canónico (cân. 447).

Os novos estatutos da Conferência Episcopal Portuguesa foram aprovadas na Assembleia Plenária de 07-10 de novembro de 2022, tendo obtido o Decreto de ‘recognitio’ do Dicastério para os Bispos (Santa Sé) a 30 de março de 2023.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.