A região de Portalegre tem vindo a perder população e, como tal, está cada vez mais despovoada. Uma realidade que também tem reflexos na doação de sangue. Mesmo assim, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – aposta em colheitas em terras pequenas. E esta opção parece acertada, como o comprova a brigada que efetivámos em Vale de Cavalos, na freguesia de Alegrete, concelho de Portalegre.
Com a colaboração da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA, estivemos na sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos, onde encontrámos 31 disponibilidades em doar sangue. Dos inscritos, 11 eram do sexo feminino.
As unidades de sangue total recolhidas em Vale de Cavalos também foram 31, já que todos ficaram aprovados depois de cumpridas as formalidades clínicas. Um valor excelente e que evidenciamos.
Doaram sangue pela primeira vez na vida duas pessoas, uma de cada sexo. Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a contar com mais dois voluntários.
O almoço de confraternização, servido no final, sentou à mesma mesa os intervenientes nesta brigada e teve o apoio da Junta de Freguesia de Alegrete.
Crato a 04 de novembro
Aos sábados, da parte da manhã, têm lugar as colheitas da ADBSP. O Crato vai ser a nossa próxima paragem, a quatro de novembro e no centro de saúde. Depois, a 18 de novembro, esperamos encontrar-nos na sede da Casa do Povo de Santo António das Areias, Marvão.
Que bom sintonizar as “Quartas de Sangue”, na Radio Portalegre. Todas as quartas-feiras, pelas 11.00 horas, o Paulo Cardoso analisa a atualidade da dádiva.
JR