O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realizam nesta segunda-feira, 6 de novembro, entre as 8:00 e as 14:30 horas, o exercício NEAMWAVE’23.
O NEAMWAVE’23 visa testar a efetividade e o grau de prontidão do sistema de alerta para Tsunamis implementado na região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS, sigla em inglês).
Trata-se de um exercício de comunicações durante o qual os diversos intervenientes de escalão nacional e internacional trocarão entre si notificações técnico-operacionais relacionadas com a eventualidade de um sismo responsável pela geração de um tsunami com impacto nas costas do Nordeste Atlântico, e em particular na costa portuguesa. A ANEPC envolve no exercício os vários níveis da estrutura do sistema nacional de proteção civil, nacional, regional e sub-regional, em estreita articulação com os patamares municipal e assegurando a articulação com os restantes agentes e entidades participantes.
Na região do Alentejo participam neste Exercício o Comando Regional do Alentejo da ANEPC, o Comando Sub-regional do Alentejo Litoral da ANEPC, os Serviços Municipais de Proteção Civil de Alcácer do Sal, Sines, Grândola e Odemira, os Corpos de Bombeiros de Alcácer do Sal, Torrão, Grândola, Sines, Santiago do Cacém, Cercal, Santo André, Alvalade, Odemira, Vila Nova de Milfontes, a Direção-Geral da Autoridade Marítima, Infraestruturas de Portugal, Altice, Brisa, E-Redes e Redes Energéticas Nacionais.
O NEAMTWS é a designação do sistema de alerta e aviso da região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (Tsunami Early Warning and Mitigation System for the North-eastern Atlantic, Mediterranean and Connected Seas), implementado e coordenado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO depois do Tsunami do Oceano Índico de 26 de dezembro de 2004.
O sistema de alerta e aviso NEAMTWS centra a sua ação em três áreas principais:

  1. Avaliação do risco de Tsunami;
  2. Preparação e sensibilização da população;
  3. Implementação de sistemas de alerta e aviso em caso de emergência.
pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.