A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a Semana de Oração pelos Seminários, de 5 a 12 de novembro, com o tema bíblico “Não tenhas medo. Serás pescador de homens”, do Evangelho de São Lucas  (Lc 5,10b).

                “«Não tenhas medo. Serás pescador de Homens» é um apelo que nos leva a pensar em nós e nos nossos medos e uma certeza que nos leva a pensar na aposta de quem chama e na missão que nos confia. Trata-se de um convite de Alguém que nos conhece e que aposta em nós, a cada um em particular”, explica o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

                “Aos seminaristas, às equipas formadoras dos Seminários, às comunidades cristãs, às famílias e este ano, com o dom e a bênção da Jornada Mundial da Juventude no nosso país, a todos os jovens”, acrescenta D. Vitorino Soares.

                O bispo auxiliar do Porto, presidente da CEVM, assinala que nessa variedade de destinatários, querem “sonhar” esta Semana de Oração pelos Seminários 2023: “Numa Igreja onde há lugar para todos e que pretende ser um porto seguro para todos os que enfrentam as travessias, os naufrágios e as tempestades da vida”.

                Para a Semana de Oração pelos Seminários, que começa no próximo domingo e decorre até 12 de novembro, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios tem diversos subsídios para a vivência e celebração desta semana, como catequeses e encontros de reflexão, vigília de oração, admonições e preces para as Eucaristias.

                Os materiais para a Semana de Oração pelos Seminários 2023 foram elaborados pelos formadores dos Seminários do Patriarcado de Lisboa.

Seminário Diocesano Missionário Redemptoris Mater Nossa Senhora de Fátima (Évora)

                Com uma década de atividade na Arquidiocese, o Reitor do Seminário Diocesano Missionário Redemptoris Mater – Nossa Senhora de Fátima de Évora, P. José Gomes em exclusivo a Ser Igreja Évora faz um “balanço positivo” desta primeira década de atividade, “tendo em conta a escassez de vocações”. “Temos ordenados três presbíteros, que como Missionários Diocesanos, estão a trabalhar em paróquias: no concelho de Borba e em Campo Maior. Estão contentes com o seu ministério e com os trabalhos nas paróquias e na Diocese. Esperamos, para breve, mais ordenações”, sublinha o Reitor.

                No presente Ano Pastoral  2023-2024, o Seminário Redemptoris Mater é composto por oito seminaristas, de seis nacionalidades, sendo que alguns estão em missão fora da Arquidiocese de Évora.

                Para assinalar a Semana de Oração pelos Seminários, o P. José Gomes adianta que “como em todos os anos, faremos celebrações e orações no próprio Seminário e celebraremos também com os nossos irmãos, quer do Seminário Maior de Nossa Senhora da Purificação, bem como dos Irmãos Salesianos”.

                O Reitor deixa ainda “uma mensagem de ânimo” aos diocesanos de Évora. No entanto, acrescenta que “não posso deixar de dizer que, para haver seminários, é necessário haver seminaristas, e para haver seminaristas é necessário que haja famílias que tenham filhos: o trabalho vocacional deve começar pelas famílias para que se possa chegar aos jovens. Se não há seminaristas nos seminários, por quem vamos rezar?”

Seminário Diocesano Nossa Senhora da Purificação – Maior de Évora

                No presente Ano Pastoral  2023-2024, o Seminário de Nossa Senhora da Purificação – Maior de Évora tem um novo Reitor, o P. Gustavo Cúneo. Em declarações exclusivas a Ser Igreja Évora, o novo Reitor confessa-se “maravilhado ao chegar a um Seminário com uma história tão longa”, destacando “a escolha clara que foi feita por uma sólida formação académica e que conta com a força e a alegria de jovens seminaristas da Europa, Ásia e África. Destaco ainda a presença serena e o testemunho de dois sacerdotes mais velhos”.

                Questionado sobre os desafios que terá como novo Reitor, o P. Gustavo Cúneo afirma que “são imensos”. “Venho de Cuba, sou natural da Argentina, não falo a língua portuguesa e vejo no Seminário que os seminaristas locais são uma minoria. Não diria estrangeiros na sua pátria, pois percebo neles um amor muito grande pelo que é seu, e que o transmitem por todos os poros”.

                O P. Gustavo Cúneo destaca que no Seminário Maior de Évora “temos a graça de conviver, na mesma casa, uma geração de jovens seminaristas de diversas partes do mundo com uma geração de sacerdotes mais velhos. Esta é uma grande riqueza, pois permite-nos estar bem enraizados no presente e a partir daqui frequentar o passado e o futuro. Frequentar o passado para aprender com a história, curando as feridas que muitas vezes a vida deixa, e frequentar o futuro para alimentar o entusiasmo, fazer germinar sonhos, suscitar profecias e fazer florescer esperanças”. “Tenho a impressão de que as raízes que temos nós que formamos esta querida Comunidade do Seminário Maior de Évora não são âncoras que nos prendam a outros tempos e culturas ou que nos impeçam de gerar algo novo com a força do Evangelho”, acrescenta.

                “É como se o Seminário fosse uma “pequena barca”, onde os nossos padres mais velhos nos ajudam a manter a direção, interpretando a posição das estrelas, e onde os jovens seminaristas remam com ímpeto e audácia, imaginando o que os espera mais além”, explica, acrescentando que a sua tarefa “como Reitor, é de colocar as mãos no leme, para que, fiel aos impulsos sempre novos do Espírito Santo e movido pela “fé” dos idosos e pela “esperança” dos jovens, possa promover com a “caridade” a união e a fraternidade. Creio que nos tornaremos assim navegadores da Fé, da Esperança e da Caridade nos insondáveis oceanos de Deus, que nos convida constantemente a navegar até alto mar e a lançar novamente as redes”.

                No presente Ano Pastoral 2023-2024, a Comunidade do Seminário Maior de Évora é composta por dez seminaristas, dos quais: três são oriundos de Timor-Leste, dois de Angola, um de Cabo Verde e quatro de Portugal, dos quais apenas um é da Arquidiocese de Évora.

                Segundo o P. Gustavo Cúneo, o Seminário Maior de Évora iniciará a “Semana de Oração pelos Seminários com uma Celebração Eucarística na Igreja do Espírito Santo, que será presidida pelo nosso Arcebispo e na qual serão Admitidos, como Candidatos às Ordens Sacras, Francisco José Cordovil Telo de Sousa Cabral, da Arquidiocese de Évora, Tomé Ndiwama Ndilisange e Genitorio Nanyesomuli Ngasiame, ambos da Diocese de Ondjiva, Angola. Como mensagem a todos os diocesanos, o P. Gustavo Cúneo pede o “compromisso a todas as pessoas de boa vontade que ajudem a Casa (o Seminário). Necessitamos que cada um dos diocesanos nos dê algo que será muito fácil de fazer e que não demora muito: um Pai Nosso e uma Avé Maria. Cada um saberá com que frequência nos poderá enviar este presente”, conclui.

                Além dos seminaristas destes dois Seminários diocesanos, no Instituto de Teologia de Évora, no presente Ano Pastoral, estuda ainda um seminarista natural de Timor-Leste e que integra a Comunidade Salesiana de Évora.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.