Évora acolheu, nos dias 20 a 22 de outubro, uma grande actividade escutista com o ARAE e o Jota Joti 2023.
Mais de 500 escuteiros, vindos a maioria de agrupamentos da Região de Évora e de dois agrupamentos de outras regiões, acamparam no recinto das piscinas municipais de Évora.
Com ARAE, o Junta Regional de Évora pretendeu incentivar todos os agrupamentos para que possam permanecer fiéis aos objectivos do CNE e desenvolver actividades seguindo o projecto de felicidade que Baden Powell sonhou para os “rapazes” do seu tempo e do nosso tempo. A Região de Évora tem neste momento 18 agrupamentos activos.
Neste mesmo fim de semana, decorreu o 66º JOTA e o 27º JOTI, sendo a Região de Évora a anfitriã. Foi uma actividade internacional, que juntou nestes três dias mais de dois milhões de jovens de todo o mundo, através de comunicações via rádio e via internet. Esta actividade promoveu a cidadania global e a amizade, este ano com o tema “Sente a Terra”. O Chefe Nacional Ivo Faria esteve presente com a mensagem de abertura, reforçando a ideia de que é preciso tocar a terra, sentir-se parte dela, e empenhar-se no cuidado da mesma.
Os grupos foram organizados por equipas verticais, possibilitando a interacção de crianças e jovens de diferentes idades, que passaram por diferentes ateliers e jogos, realçando-se a comunicação no JOTA JOTI, que foi para muitos a primeira experiência escutista de comunicação num âmbito tão universal.
No sábado, dia 21, ao final do dia, todo o campo celebrou a grande festa da Eucaristia, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo senhor Arcebispo, D. Francisco Senra Coelho, na qual tomou posse o novo Assistente Nacional P. Daniel Nascimento e foi agraciado o P. António Sanches com o colar Nuno Álvares, a mais alta condecoração do CNE.
AR