‘Corações ardentes, pés ao caminho’, o título da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2023, que se celebra a 22 de outubro, dá nome ao Guião Missionário 2023/2024 publicado pelas OMP – Obras Missionárias Pontifícias como itinerário de vida e de missão para as comunidades católicas.
A propósito da celebração deste dia, a Esperança Multimédia (Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora e jornal “a defesa”),entrevistou o Padre António Justino Filho, que foi nomeado recentemente pelo Arcebispo de Évora como membro da Comissão Arquidiocesana de apoio ao serviço Missionário com responsabilidade na área das Obras Missionárias Pontifícias.
“Esta celebração do Dia Mundial das Missões foi introduzida na Igreja pelo Papa Pio XI, no ano de 1926, como um Dia de Oração e Ofertas em favor da Evangelização dos Povos. O principal objectivo desde o início foi incentivar nas Igrejas locais a cooperação missionária”, começa por explicar o P. António Filho, acrescentando que “desde aquela data foi escolhido o penúltimo domingo de outubro como o Dia Mundial das Missões”.
No site https://www.opf.pt/dia-mundial-missoes/, pode aceder a todas as informações e subsídios para a celebração do Dia Mundial das Missões.
Ler a Entrevista na íntegra no Suplemento Ser Igreja Évora (jornal “a defesa” de 18 de outubro de 2023)