O Cardeal António Marto incentivou ontem, dia 18 de outubro, as crianças e todos os que participaram na recitação do Terço pela paz, iniciativa internacional da Fundação AIS, a perseverarem na oração tendo em conta o “momento dramático que o mundo está a viver”, nomeadamente com a guerra na Ucrânia, na Terra Santa e noutros países…
Milhares de crianças rezaram ontem o Terço pela Paz em mais de uma centena de países, numa iniciativa internacional da Fundação AIS que teve como um dos pontos centrais a Capelinha das Aparições, em Fátima, onde Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos, pedindo-lhes precisamente que rezassem pela paz no mundo e a conversão dos pecadores…
O Cardeal António Marto, que presidiu à recitação do Terço, incentivou as crianças e todos os que estiveram presentes no Altar do Mundo para continuarem sempre a rezar para se obter o dom da paz. “Não vamos esquecer de continuar esta oração”, pediu o bispo emérito de Leiria-Fátima no final do Terço com as crianças, evento que foi transmitido em directo para todo o país através da TV Canção Nova e Rádio Maria e para todo o mundo numa emissão global através das redes sociais da Fundação AIS.
O MUNDO EM GUERRA
“Todos viemos aqui com a intenção particular de rezar este Terço a Nossa Senhora para, com a sua intercessão, obter o dom da paz para este mundo em guerra, em especial na terra onde andou Jesus e Nossa Senhora, na Ucrânia e noutros focos de guerra”, pediu o Cardeal Marto, lembrando que o Papa Francisco convocou entretanto todos os crentes e pessoas de boa vontade para mais uma grande jornada de oração e jejum pela paz, dado o “momento dramático”, como sublinhou o prelado, que o mundo está a viver.
O Papa Francisco anunciou que dia 27 deste mês será um dia dedicado, em toda a Igreja Católica, à oração e ao jejum pela paz no mundo. Convidou não só todos os católicos, mas também os cristãos das outras confissões, os crentes das outras religiões, e também aos homens e mulheres de boa vontade para que, neste momento dramático que o mundo está a viver, elevemos a nossa oração ao Céu, a pedir a graça da paz.”D. António Marto
INICIATIVA DA FUNDAÇÃO AIS
A directora da Ajuda à Igreja que Sofre em Portugal esteve também presente na Capelinha das Aparições e explicou, logo no arranque da oração, que o propósito da iniciativa ‘1 milhão de crianças rezam o Terço pela paz’, “dinamizada pela Fundação AIS”, era a de “erguer a nossa voz, juntamente com todas as crianças do mundo”, para que, “em união com Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, rezarmos juntos pela paz”.
A Fundação AIS contou, em Portugal, com a parceria de diversas entidades para a realização desta iniciativa. Santuário de Fátima, Apostolado Mundial de Fátima, Agência Ecclesia, Rádio Maria, TV e Rádio Canção Nova e Rede Mundial de Oração do Papa, colaboraram desde o início com a fundação pontifícia, tal como vários colégios, paróquias e movimentos. Algumas das crianças que rezaram o Terço na Capelinha das Aparições, por exemplo, vieram de uma escola de Leiria, o Colégio de Nossa Senhora de Fátima.
https://youtube.com/watch?v=L0HsswAzDh8%3Fcontrols%3D1%26rel%3D0%26playsinline%3D0%26modestbranding%3D0%26autoplay%3D0%26enablejsapi%3D1%26origin%3Dhttps%253A%252F%252Ffundacao-ais.pt%26widgetid%3D1
Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS