No dia 30 de setembro de 2023, em Campo Maior, celebraram-se os 60 anos do Colégio de S. João, a primeira instituição com o ensino liceal, tendo em conta a terminologia usada na época, relativamente ao ensino, para além do primário.
No colégio eram lecionados os seguintes anos de escolaridade: admissão ao liceu e do 1º ao 5º ano do liceu, como eram denominados; havia também uma turma de Jardim Infantil, terminologia usada para o ensino pré-escolar dos nossos dias.
A referida instituição, propriedade da Diocese de Évora, foi criada e dirigida por um diretor, um jovem padre, na altura, hoje, dr. Manuel Herculano Valente da Silva.
O Colégio de S. João teve uma importância tremenda para a juventude e famílias em geral de Campo Maior nos anos 60 do século passado, foi ele que permitiu que muitos jovens tivessem a possibilidade de estudar até ao 5º ano, hoje 9º ano de escolaridade, sem saírem da casa de família, de outra forma ser-lhes-ia completamente impossível, devido aos elevados custos na sua deslocação para cidades como Portalegre ou Évora.
Muitos dos jovens daquela época estudaram e prosseguiram os seus estudos, mas se não fosse o Colégio de S. João não teriam tido os mesmos percursos de vida, quer profissional quer social.
Felizmente que muitos dos alunos que frequentaram o Colégio de S. João, ainda hoje, têm presente e reconhecem a importância desta instituição nas suas vidas, de tal forma que se juntaram e fizeram questão de a tornarem imortal na nossa vila, como forma de gratidão.
Então um grupo de antigos alunos propôs ao Município a atribuição do nome do colégio a uma artéria da vila. O Município acolheu a ideia com entusiasmo e começaram todas as diligências para se conseguir concretizar a referida homenagem.
Foi exatamente, dia 30 de setembro que a homenagem teve lugar: iniciou-se o programa, pelas 10h 30m, com a celebração de uma missa, presidida pelo senhor Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, onde foram lembrados o diretor, ainda vivo, pelo excelente trabalho que desenvolveu, todos os professores, alunos e funcionários, já falecidos; após a missa foi descerrada a lápide com o nome de Colégio de S. João na rotunda junto ao Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, local proposto pelo Município e aceite de bom agrado pelo grupo de antigos alunos.
Neste momento houve alguns discursos onde foi dada grande ênfase à importância do Colégio de S. João, pelos vários oradores, um representante dos antigos alunos, João Carrilho, o sr. Arcebispo de Évora e o sr vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Pinheiro.
Ainda estiveram presentes, nesta tão digna cerimónia, a sr.ª vereadora da cultura da Câmara Municipal de Campo Maior, São Silveirinha, assim como representantes da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia e outros funcionários do Município.
Após o descerrar da lápide, um momento muito emotivo, no Centro Cultural, todos os presentes tiveram oportunidade de visitar uma exposição fotográfica, bem explícita sobre as várias atividades realizadas no colégio e que, já na época, envolviam os alunos, professores e famílias.
No Centro Cultural a Câmara Municipal serviu a todos os participantes um simpático buffet. Seguiu-se um almoço convívio entre todos os participantes na Quinta dos Pavões, onde houve oportunidade de recordar muitos e bons momentos vividos no colégio e de alguns dos antigos alunos se reverem, após anos de ausência.
No fim todos se sentiram satisfeitos , uma vez que a memória do Colégio de S. João ficará presente em Campo Maior para as futuras gerações. Os antigos alunos estão gratos por este momento que viveram!

Manuela Carrilho

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.