No Dia da Igreja Diocesana, realizado no passado dia 5 de outubro, em Évora, a Arquidiocese ficou a conhecer o novo projecto diocesano “Dinâmica de Acção Pastoral”, da responsabilidade do P. Manuel José Marques e do Cón. Francisco Couto.
Trata-se de um projeto que “se destina a pessoas de todas idades, com prioridade para os jovens”. “Vamos à procura dos não baptizados nas nossas paróquias e convidá-los para virem colaborar connosco. Não é para serem baptizados à pressa”, disse na altura o P. Manuel José Marques. “Este projecto não é para os que estão nesta Assembleia. Para vós os que aqui estão como cristãos comprometidos o desafio é convidar os filhos, os vizinhos… em suma, é ir à ‘pesca’”, explicou o Pároco da Unidade Pastoral de Reguengos, sublinhando que “na Igreja há lugar e há trabalho para todos”. “Esta dinâmica pretende que as pessoas aprendam a fazer, fazendo. Que entrem pela Igreja pela porta do serviço”.
Os responsáveis pelo projeto diocesano “Dinâmica para a Ação Pastoral” explicaram ainda que “serão criadas plataformas de comunicação para disponibilizar os materiais”.
“O projeto está pensado para três trimestres, com a seguinte dinâmica em cada trimestre: O primeiro mês terá quatro sessões presenciais, com quatro temas. No segundo mês, os quatro temas seguintes serão trabalhados com recurso a meios digitais. No terceiro mês, será realizado um encontro de um dia com todos os diocesanos que estão a trabalhar no Projeto”, explicou o Cónego Francisco Couto. “O primeiro trimestre abordará a Bíblia. No segundo trimestre, o tema a desenvolver será a Igreja. E, no terceiro trimestre, depois da Páscoa, será abordada a questão litúrgica e celebrativa”, concretizou o Cónego Francisco Couto.
Em entrevista à Esperança Multimédia (Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora e jornal “a defesa”), que pode ser vista e ouvida na íntegra nos canais digitais da Arquidiocese e de “a defesa”, o P. Manuel José Marques explica os objetivos deste projeto diocesano “Dinâmica para a Ação Pastoral”.