Na manhã desta segunda-feira, dia 11 de Setembro, decorreram os trabalhos da Reunião Geral do Clero da Arquidiocese de Évora, que congregou cerca de sete dezenas de presbíteros e de diáconos permanentes, oriundos de toda a Arquidiocese de Évora.

O Encontro, que teve lugar no Seminário Maior de Évora a partir das 9h30, começou com a Oração de Tércia.

Depois, foi o momento da Palavra de Abertura do Senhor Arcebispo, que antes de se dirigir ao clero, pediu aos novos sacerdotes que este ano começam a trabalhar na Arquidiocese que se apresentassem, tendo sido acolhidos com uma salva de palma. D. Francisco Senra Coelho dando as boas vindas aos sacerdotes e diáconos apontou alguns dos acontecimentos que marcarão agenda da Igreja Universal, da Igreja em Portugal e da Igreja Particular de Évora nos próximos dois anos, em caminhada até ao Ano Santo de 2025.

De seguida os trabalhos contaram com a apresentação do Plano Pastoral 2023-2024 e Calendário Pastoral. Foi também abordado o Dia da Igreja Diocesana, agendado para o dia 5 de Outubro. Tendo ainda decorrido a apresentação dos conteúdos e metodologia da “Dinâmica para a acção Pastoral”.

A proposta de Plano Pastoral 2023-2024 que foi apresentada nesta Reunião Geral do Clero tem como tema geral: “Construir juntos um novo rosto de Comunidade“.

“A renovação da comunidade cristã a partir da Eucaristia, a pastoral juvenil em ambiente de pós-Jornada Mundial e a questão vocacional, uma renovada aposta nos leigos e o seu compromisso na comunidade tendo como contexto o caminho sinodal em curso, serão os grande âmbitos do Plano Pastoral para os próximos dois anos que culminarão com o próximo Jubileu em 2025. Teremos, então, um biénio pastoral rico de desafios e de propostas”, pode ler-se na proposta do Plano Pastoral 2023-2024 que foi trabalhada pelo Clero da Arquidiocese de Évora neste dia 11 de setembro de 2023.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.