Neste solarengo domingo de verão, dia 30 de julho, às 9h30, D. Francisco Senra Coelho preside à Eucaristia no Pátio da Escola Salesiana de Évora, que é concelebrada por D. José Alves, pelo Arcebispo de Paris, D. Laurent Ulrich e pelo Bispo Auxiliar de Paris, D. Michel Aupetit,  e por cerca de sete  de sacerdotes que acompanham as muitas delegações presentes em Évora.

Cerca de 2000 jovens peregrinos e muitos eborenses participam na Eucaristia, que é animada liturgicamente pela Banda do COP de Évora, com o apoio da Comunidade Canção Nova.

O cortejo inicial foi encabeçado por jovens que transportavam as bandeiras das nacionalidades presentes.

“Com que alegria estamos aqui todos reunidos. Nos somos a Igreja de Cristo. Acolhidos nos braços de Jesus, na misericórdia do Pai, e que o Espirito Santo nos ensine a rezar. Sejam todos bem-vindos”, começou por dizer o Arcebispo de Évora, numa saudação feita em várias línguas.

As leituras também foram proferidas em espanhol, português e francês e toda a Eucaristia contou com tradução de língua gestual.

“Com que alegria Évora e os 15 COP recebem cerca de 5000 jovens peregrinos. Pedimos ao senhor que a caminho de Lisboa levemos o nosso coração preparado, arado com um humus fértil para que a semente caia em nós. Sejamos um grão de mostarda para um mundo novo. como pede o Papa Francisco, o inicio de transformação do reino de Deus”.

“Recebemos 2500 jovens do caminho neocatecumenal na próxima semana. Unimo-nos a eles e pedimos ao Senhor que venham na experiência da Paz de Cristo, compartilhar e receber o osculo da paz desta igreja Corpo de Cristo em Évora.

“Uno-me ao COD de Évora num louvor de Ação de Graças por todos aqueles que fizemos a experiência da unidade, pela oração e pela dádiva de vida. Uno-me aos 15 COP’s e digo louvado sejas Senhor porque és fiel. Procurando nós o caminho da renovação da Igreja, para que ela tenha um rosto jovem, Tu, Senhor, nos enviaste esta onda imensa de juventude a confirmar que que estás connosco e és fiel”, referiu o Arcebispo de Évora..

“Quando Tu és fiel, Senhor, não desistes de nós e nos levas a sério”, sublinhou o Prelado eborense.

“Bendito seja Deus por esta casa salesiana que nos acolhe”, disse o Prelado agradecido.

“A liturgia deste domingo convida a refletir sobre as prioridades que temos na nossa vida, sobre os valores que temos e sugere que o cristão deve construir a sua vida sobre os propostos por Jesus”, sublinhou D. Francisco José Senra Coelho, que acrescentou que “quem se casa com a ultima moda, na moda seguinte é viúvo”.

“Sê radical com o teu sim, caro jovem, ao amor de Jesus, que é a grande aventura que podes abraçar na tua vida”, desafiou o Prelado eborense na sua homilia.

Após a homilia do Prelado eborense, o Arcebispo de Paris também falou aos peregrinos de língua francesa, assim como o Arcebispo de Évora Emérito, D. José Alves, que dirigiu algumas palavras de reflexão aos peregrinos de língua espanhola. Foram ainda dirigidas algumas palavras em língua inglesa.

A uma só voz foi recitada a Oração do Pai Nosso.

Foi ao som do cântico “Eu sou o Pão da Vida e da Ressurreição” que a grande multidão de mais de 300o pessoas entre peregrinos e eborenses fizeram a comunhão.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.