No âmbito da Feira do Chocalho, decorre de 21 a 23 de julho, no Largo da Gamita, em Alcáçovas, a IV Mostra Agropecuária que pretende promover e valorizar o desenvolvimento do setor pecuário e mostrar a tradição rural do território.
A quarta edição do certame conta com a presença de cinco produtores da região e mais raças autóctones, designadamente bovinos, caprinos, equinos, ovinos e muares, animais representativos do uso do chocalho na paisagem alentejana.
A par da exposição de animais, na Praça Agropecuária terá lugar, no sábado, a partir das 18h30, o IV Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, promovido pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo, e da Gala Equestre Miguel da Fonseca, pelas 23h30.
De salientar que a atividade agrícola que tem um peso significativo no concelho, beneficia desde 2022 da água do bloco de rega de Viana do Alentejo, numa área de cerca de 4600 hectares, que conduziram ao incremento de novos projetos. Recorde-se que o Bloco de Rega de Viana do Alentejo insere-se no projeto de expansão do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
A IV Mostra Agropecuária é organizada pelo Município de Viana do Alentejo com a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e o apoio da Associação Tauromáquica Alcaçovense e do Centro Veterinário de Alcáçovas.
Feira do Chocalho 2023 anima Alcáçovas
Sangre Ibérico, Rita Guerra e Ricardo Ribeiro são os cabeças de cartaz da Feira do Chocalho 2023 que começa dia 21 de julho, e se prolonga até domingo, dia 23, na vila de Alcáçovas, no Largo da Gamita, e que conta com a presença de cerca de 40 expositores, informou o Município de Viana do Alentejo, em nota de imprensa.
Os Sangre Ibérico que misturam o fado e o flamenco sobem ao palco sexta-feira, dia 21, Rita Guerra, considerada uma das melhores vozes portuguesas, no dia 22 e, no domingo, último dia do certame, Ricardo Ribeiro, um dos nomes incontornáveis do fado contemporâneo, a partir das 22h00.
O programa da Feira do Chocalho 2023 abarca ainda, em termos musicais, o Cante da Terra com a atuação dos grupos corais da freguesia, concerto com a Banda da Sociedade União Alcaçovense e animação musical com a dupla Nela & Sérgio, no palco tradições. A dança também vai marcar presença com um espetáculo da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense, também, no palco tradições.
Artesanato, tasquinhas, exposição, workshop de iniciação e de modelação de cerâmica e atividades equestres (Gala Equestre Miguel da Fonseca e VIII Passeio a Cavalo Miguel Grave) são alguns dos destaques do certame que inclui ainda o Summer Spot 2.0, promovido da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense direcionado para a camada jovem da população com “Kiss Kiss Bang Bang” e “Pegadinha”.
A Praça Agropecuária volta a acolher a quarta edição da Mostra Agropecuária com exposição de animais (equinos, ovinos, caprinos, bovinos). No mesmo espaço tem lugar o VI Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro do Alentejo, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.
Para o fim de semana está ainda agendada uma caminhada noturna promovida pelo Alcáçovas Out-
door Trails.
Esta é uma oportunidade para visitar ainda a freguesia, nomeadamente o Paço dos Henriques e a Igreja Matriz, ficar a conhecer o processo de fabrico do chocalho na Oficina Chocalhos Pardalinho (marcação prévia) ou até refrescar-se nas Piscinas Municipais.
A Feira do Chocalho 2023 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com associações locais.