Neste mês de junho serão ordenados três presbíteros na Arquidiocese de Évora.
No dia 4 de junho, às 16 horas, em Montemor-o-Novo, na Igreja do Hospital de São João de Deus, será ordenado sacerdote o irmão Bonifácio Lemos da Costa, de 35 anos de idade, natural de Laclubar, Diocese de Baucau, Timor-Leste. Filho de André Leki-Honi da Costa e de Filomena Soares, o futuro sacerdote conheceu a Ordem Hospitaleira de São João de Deus em 2004. Passados 3 anos (19 de outubro de 2007), ingressou na Ordem Hospitaleira como Aspirantado, tendo feito depois ainda em Timor Leste o Postulantado. Entre 2010 e 2012 fez o Noviciado no Brasil, onde também fez a primeira Profissão Religiosa.
Chegou a Portugal, em 2014, para frequentar o Mestrado Integrado em Teologia (MIT), na faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro regional de Braga.
Em 2017, fez a Profissão Solene em Laclubar, Timor Leste.
Em 2021, em Barcelos foi insituído nos ministérios do Leitorado e Acolitado, tendo sido ordenado Diácono, no dia 17 de julho de 2022, no Santuário Nossa Senhora do Sameiro, em Braga.
Quer ser ordenado presbitério em Montemor-o-Novo, por motivos pessoais, sendo um deles por ser a terra natal de S. João de Deus.
De momento manter-se-á na comunidade de Barcelos (Casa de Saúde São João de Deus).
Posteriormente, regressará à sua terra natal, Timor Leste, para dar assistência aos Irmãos e doentes em Díli (casa de formação) e em Laclubar, Diocese de Baucau (centro Hospitaleiro SJD de acolhimento a pessoas portadoras de patologia mental).
De momento, desempenha o ofício de Superior da Comunidade dos Irmãos em Barcelos e de Conselheiro Provincial.

Entretanto, no dia 11 de Junho, serão ordenados, na Sé de Évora, às 17 horas, os diáconos Rui Filipe Sardinha Faia e Jorge Andrés Mosquera Palácios.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.