Depois do interregno provocado pela pandemia, o Desafio Pela Saúde, que tem como finalidade sensibilizar a população em geral para a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, está de regresso nos dias 21 e 22 de abril, “oferecendo” mais de sete dezenas de propostas…Pela Saúde.

Tendo sempre como pano de fundo o tema anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), que celebra atualmente 75 anos, a 8ª edição do Desafio Pela Saúde será, este ano, enquadrado pelo desígnio: – Saúde Para Todos.

Esta iniciativa volta a ter como objetivo principal fomentar a atividade física nos diferentes grupos etários e consciencializar a população dos benefícios que os bons hábitos alimentares e a atividade física podem trazer à saúde de cada um.

O evento, que se enquadra também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, proporcionará um vasto leque de atividades desportivas, durante 24 horas em locais dispares, tais como: Praça do Giraldo, Arena D’Évora e Piscinas Municipais, para além de espaços particulares, designadamente campos de futebol, pavilhões desportivos, ginásios, empresas…etc.

Para além da Torres Humanas da Catalunha, o Desafio Pela Saúde irá proporcionar um leque variado de iniciativas, de participação pública e gratuita, de onde se destaca, entre outros: a Caminhada das Escolas – Serpente Papa Léguas, a Corrida e a Caminhada Solidária Desafio Pela Saúde (inscrições em https://forms.gle/kcvmsxYP1ysAPVVa9 – cada participante deve trazer um bem alimentar (enlatados) que reverte para a Pão e Paz; Desporto Adaptado; Maratona de Hidroginástica; Aulas Desafio; Rastreios Diversos; Ações de Sensibilização; Dança; Ginástica; Palestras… . Pode consultar todo o programa em: https://www.cm-evora.pt/…/programas…/desafio-pela-saude/ .

O Desafio pela Saúde, é uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, a Universidade de Évora, com a Escola Superior de Enfermagem e o Departamento de Desporto, o Instituto Português de Juventude e Desporto, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e PSP.

Integrado no programa do Desafio Pela Saúde

Torres Humanas da Catalunha vão ser construídas em Évora

Vai ser possível assistir ao vivo à edificação dos Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição

No próximo sábado, dia 22 de Abril, durante o segundo dia do Desafio Pela Saúde, vai ser possível assistir ao vivo, na Praça de Giraldo, entre as 17h00 e as 17h30, à edificação das tradicionais Torres Humanas da Catalunha.

Parecem castelos, mas são apenas “construções” de carne e osso — literalmente. Os castells, ou torres humanas, remontam ao século XVIII e fazem parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. É uma das tradições mais famosas de Espanha, mais precisamente da Catalunha, região onde são criadas verdadeiras torres de pessoas. Agora, estas construções impressionantes vão ser feitas em Évora.

As famosas torres humanas chegam à Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 no âmbito da presença desta delegação em Portugal para celebrar, em Lisboa, o Dia de Sant Jordi (23 de abril), uma data incontornável no calendário cultural da Catalunha.

Esta iniciativa de promoção deste Património Mundial, organizado pelo Governo da Catalunha em Portugal, traz a Évora os Castellers de Vilafranca, grupo que atualmente celebra 75 anos de existência, e que são os campeões do último concurso desta tradição. Vão estar sob o tabuleiro da Praça de Giraldo um total de 150 pessoas.

“A nossa intenção é fazer chegar a Portugal um dos tesouros mais preciosos da cultura catalã e, sem dúvida, as torres humanas são a melhor representação que podemos dar ao país e às cidades por onde vamos estar (Évora, Lisboa e Elvas)”, afirma Rui Reis, Delegado do Governo da Catalunha em Portugal.

Neste sábado, os Castellers de Vilafranca visitam, de manhã, a cidade de Elvas e à tarde Évora, fazendo desta forma uma clara associação entre “patrimónios” classificados pela Unesco. Por outro lado, a presença da delegação catalã em Évora também está associada à realização da Feira do Livro na nossa cidade.

A Caminhada das Escolas – Serpente Papa Léguas

Fotos: Pedro Miguel Conceição/a defesa

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.