(Foto-reportagem: Pedro Miguel Conceição/a defesa)
As cerimónias fúnebres do Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro tiveram início na manhã de 20 de março, em Campo Maior, com a urna a percorrer algumas das fábricas do Grupo e as ruas da Vila, tendo sido recebida ao som de palmas por centenas de funcionários, amigos e conterrâneos. Depois, o velório decorreu a partir das 12h00 na Igreja Matriz de Campo Maior.
A missa de corpo presente foi celebrada no dia 21 de março, pelas 12h00, na Igreja Matriz de Campo Maior, que foi pequena para acolher a família, os amigos e os admiradores de Rui Nabeiro que fizeram questão de estar presentes para o homenagear. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, concelebrada pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança em Portugal, Rui Valério, pelo Pároco, P. Francisco Bento e pelos Vigários Paroquiais, Padres Rodrigo Oliveira e Salvador Dama e por vários sacerdores da Arquidiocese de Évora e de outras dioceses do país, tendo sido servida pelo diácono Virgílio Gameiro e pelo diácono José Carlos Carvalho e acolitada por vários membros da Comunidade Paroquial de Campo Maior.
No final da celebração os quatro netos dedicaram emocionadas palavras ao avô e a cantora Carminho e o Coro da Gulbenkian interpretaram músicas que o Comendador apreciava.
Ao início de uma tarde quente de princípio de Primavera, as ruas de Campo Maior encheram-se com uma enorme multidão que acompanhou o cortejo fúnebre em direcção ao Cemitério Municipal de Campo Maior, numa despedida emocionada que ficará para sempre registada na história da Vila, da Região e do País.
(Leia a reportagem na íntegra na edição em papel ou digital de “a defesa” de 22 de Março de 2023)