O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Reguengos de Monsaraz, no dia 24 de janeiro, realizou uma ação de fiscalização a embarcações de recreio, no concelho do Alandroal.
No âmbito de uma ação de patrulhamento direcionada para águas interiores, na Albufeira do Alqueva, junto à localidade de Juromenha, os elementos do NPA detetaram e abordaram uma embarcação tendo sido possível apurar que esta não dispunha de registo de embarcação ou comprovativo de seguro, documentos que são obrigatórios para a navegação.
No decorrer da ação foi ainda apreendida uma rede de pesca profissional que se encontrava mal sinalizada e sem identificação, tendo sido apreendidos 60 quilos de pescado e três redes de pesca.
Foram elaborados os respetivos autos de contraordenação e remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e ao Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICOA) do Comando Territorial de Évora.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.