O projeto EUbyLakes está realizar uma residência criativa, de 24 a 28 de outubro, em Reguengos de Monsaraz. Este evento será aberto a toda a comunidade em formato presencial e online, com transmissão nos canais do projeto e nas redes sociais, e terá debates, sessões de trabalho e visitas temáticas a projetos e ao património cultural e natural da região.
Durante as sessões, haverá conteúdos audiovisuais sobre o Futuro da Europa, com destaque para os atuais desafios geoestratégicos, mas também a apresentação dos projetos de comunicação iniciados durante o EUbyLakes e que vão ser promovidos, apoiados e divulgados em canais próprios e de parceiros. Este evento é o último do projeto EUbyLakes, financiado pelo Programa Europe for Citizens.
O programa abriu no dia 24 de outubro, pelas 17h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz, com um debate intitulado “Presente, na Europa do futuro”, sobre o papel das regiões europeias no quadro governativo e institucional, considerando as disparidades de desenvolvimento e as diferenças de inovação entre regiões. Na abertura do debate, houve intervenções de Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Markku Markkula, anterior Vice-presidente do Comité Europeu das Regiões, e Sofia Moreira de Sousa, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Seguiu-se, às 17h20, uma palestra sobre a “Europa para os Cidadãos”, por Marcos Nogueira, Representante Permanente da Região do Alentejo em Bruxelas. A fechar, realiza-se o debate moderado por Marcos Nogueira e com as participações de Marta Prates, João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, João Fortes, Presidente da Câmara Municipal de Mourão, e Hermínia Vilar, Reitora da Universidade de Évora.
No dia 25 de outubro, os participantes vão ter, às 13h, um passeio de barco no Lago Alqueva, durante o qual vão falar sobre neutralidade climática, coesão e biodiversidade. Pelas 15h, haverá uma sessão de trabalho na Partner Hotel e, a partir das 22h, realiza-se um passeio na cidade com conversas sobre a Europa.
No dia seguinte, haverá uma visita a Évora com um debate às 10h55 sobre Democracia e Património na Fundação Eugénio de Almeida e às 17h30 realiza-se uma sessão de trabalho sobre os vídeos, sketches e posters a produzir pelos participantes. No dia 27 de outubro, pelas 11h, na Escola Secundária Conde de Monsaraz realiza-se uma sessão de trabalho com os alunos do 12.º ano, às 14h30 decorre uma visita ao Centro Oleiro de São Pedro do Corval e a partir das 23h haverá observações astronómicas na Reserva Dark Sky Alqueva.
No último dia, 28 de outubro, às 11h20, realiza-se uma visita guiada à vila medieval de Monsaraz, estando o resto do dia reservado à conclusão e entrega dos trabalhos que serão exibidos posteriormente no Auditório Municipal. A partir das 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, vão ser visionados os trabalhos finais dos participantes e depois haverá um concerto com a cantora ucraniana Kola, em apoio e solidariedade para a comunidade ucraniana em Portugal. A fechar o espetáculo, atua o grupo Monda, composto por Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, numa abordagem contemporânea ao Cante Alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons da World Music.
O projeto EUbyLakes visa promover discussões prospetivas sobre a Europa do futuro, estabelecer uma universidade ao ar livre junto a lagos europeus e contribuir para a sensibilização dos cidadãos e para o aumento do conhecimento e compreensão dos participantes sobre a União Europeia.