A Associação Eborae Mvsica está a promover nos dias 1,2,3,3 4 de outubro as XXIV Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Diogo Dias Melgaz , de Cuba” que estão a decorrer Convento dos Remédios, e na Sé de Évora, e também em Cuba. A Direção Artística das Jornadas é de Pedro Teixeira. As Jornadas realizam-se nesta data para assinalar o Dia Mundial da Música e os 35 anos da Associação.Musical de Évora”Eborae Mvsica”.
O programa integrou vários momentos abertos à população em geral: em Évora, no Convento dos Remédios, no dia 1 a Sessão de Abertura às 9h00 no final da qual teve lugar descerramento de lápide relativa a Diogo Dias Melgaz; realizaram-se os Concertos, no dia 1 às 18h00 por The Tallis Scholars , direção de Peter Phillips, na Sé de Évora, e pelo Grupo Vocal Olisipo , direção de Armando Possante , na Igreja Matriz de Cuba e no dia 2 às 19h00 , na Sé de Évora.
No dia 2 às 12h00 teve lugar, no Convento dos Remédios a Conferência por Owen Rees -intitulada: “D. Catarina de Bragança e a música na corte inglesa”.
No dia 4 de outubro às 19h00 terá lugar o Concerto Final na Sé de Évora, com a participação do Coro Polifónico “Eborae Mvsica” direção de Emanuel Vieira e o Coro dos Participantes sob a direção de Owen Rees, Armando Possante e Pedro Teixeira. Acontecerá então o Encerramento Oficial das Jornadas e a distribuição de Certificados.
Coro Polifónico “Eborae Mvsica” – apresentou-se publicamente pela primeira vez em 1987. Tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), seu objetivo primordial, como também outras obras de diferentes épocas. Em 2012 participou na Ópera “o que diz sim” de Bertold Brecht e Kurt Weill; em 2018 e 2019 na Ópera “Orfeu e Euridice” de Gluck, nos Claustros do Convento dos Remédios e no Teatro Garcia de Resende, em Évora, em 2019 na estreia da Ópera “Geraldo e Samira” de Amílcar Vasques-Dias e em 2021 na Ópera “Porgy and Bess”, no Teatro Garcia de Resende.
Gravou CD’s e programas para RTP 2 Efetuou várias deslocações ao estrangeiro e obteve vários Prémios em Concursos Internacionais. Foi dirigido desde o início e até 1991 por Adelino Santos; de 1991 até 1997 pelo Maestro Francisco d’Orey; de 1997 até maio de 2013 pelo Maestro Pedro Teixeira; desde 2013 até ao final de outubro de 2021 pelo Maestro Eduardo Martins e desde novembro de 2021 é dirigido pelo Maestro Emanuel Vieira.
Emanuel Vieira é licenciado em Formação Musical e Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa onde frequenta o Mestrado em Direção Coral. Participou em 2020 e em 2021 na Lisbon Conducting Masterclass – Panóplia Contemporânea (Nova Era Vocal Ensemble)
Obteve uma Menção Honrosa no X Concurso Nacional de Canto – Conservatório de Música e Artes do Centro; Integrou os seguintes Coros: Coro Schola Cantorum, Coro de Câmara do Conservatório de Música e Artes do Centro e Nova Era Vocal Ensemble. É professor de Coro e Formação Musical no Colégio Moderno. Dirige o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” desde novembro de 2021.
O Coro dos participantes formado por cerca de 60 coralistas irá interpretar as obras trabalhadas ao longo dos 4 dias das Jornadas sob a direção dos Maestros orientadores do Ateliers: Owen Rees, Armando Possante e Pedro Teixeira.
A entrada é livre
Estas atividades são financiadas pelo Ministério da Cultura- Direção Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo e têm co-produção da Câmara Municipal de Évora com o apoio da Câmara Municipal de Cuba, do Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de Cuba, da Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal Registo.