1 a 9 de outubro em Évora

 E ao 4º dia, vozes da Albânia com os Saz’iso e
de Portugal com os Bandua



Elders Corner: A Musical Voyage of Rediscovery é o filme exibido no Ciclo de Cinema Documental com presença do realizador     No 3º dia, esteve em exibição o filme Polyphonia e Mário Lúcio de Sousa levou a debate o Manifesto a Crioulização, uma poética de partilha para multiplicar. Annie Ebrel e o contrabaixista italiano Riccardo Del Fra, que integram a Temporada Portugal França 2022 à qual o Imaterial se associa desta forma e Verde Prato foram as vozes que transportaram o público do Imaterial para as tradições e vivências dos seus países. Verde Prato, contam com o apoio da Acción Cultural Española (AC/E), do Programa para la Internacionalización de la Cultura Española (PICE) e da Movilidad.   Annie Ebrel & Riccardo Del Fra Verde Prato   Hoje, o ciclo de cinema documental apresenta Elders Corner: A Musical Voyage of Rediscovery que será exibido às 18h no Auditório Soror Mariana e que contará com a presença do realizador, por Siji Awoyinka. Elder’s Corner é uma história comovente de retorno e descoberta através da memória e da música. Relata o regresso de Siji Awoyinka à sua terra natal, após 23 anos e para conversar com alguns dos grandes músicos veteranos da era pós-independência do país. Um conto épico de sobrevivência, uma janela para a cultura popular da África e o inegável poder da música em reconectar o passado com o presente.

A música chega-nos da Albânia e de Portugal. Às 21h30, no Teatro Garcia de Resende entram em palco os Saz’iso. Os protagonistas do álbum que espalhou o feitiço do saze pelo mundo, a partir de um reportório que, segundo a descrição da revista Songlines, tem um efeito “do outro mundo, misterioso, melancólico e assombroso”. As vozes encantatórias de Donika Pecallari e Adrianna Thanou, junto com os instrumentos de Robert Tralo dão forma a estes “blues albanianos”.
 
                                                                                                                  Saz’iso  ©Andrea Goertler   Portugal estará representado com a atuação dos Bandua, às 22h45 no Teatro Garcia de Resende. Tempura the Purple Boy e Edgar Valente criaram o peculiar e fascinante duo Bandua quando inventaram um lugar de encontro entre o cancioneiro popular da Beira Baixa e uma reinterpretação moldada pela electrónica downtempo berlinense. A partir de poemas e sonoridades beirãs (de influência pagã e mourisca), deixam que as raízes germinem em sonoridades familiares e estranhas em simultâneo, numa “música profundamente livre e contemporânea”, como lhe chamou o jornal Público, que interroga “noções de território, espiritualidade e comunidade”.                                                                                                                   Bandua   A 2ª edição integra concertos, um ciclo de cinema documental, conferências e o Encontro Ibérico de Música que reúne artistas portugueses e espanhóis. Auditório Soror Mariana, Claustros da Fundação INATEL, Palácio Dom Manuel e Teatro Garcia de Resende são os espaços que vão receber esta edição. Um festival, de acesso gratuito, que dá vida à expressão “património pensado e vivido” e que durante uma semana disponibiliza uma programação cultural alargada e eclética na cidade que, desde 1986, é Património Mundial Unesco.

O Imaterial é um projeto com organização da Câmara Municipal de Évora/DCP,  cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, em parceria com a Fundação Inatel e direção artística de Carlos Seixas.
    E porque ouvirmo-nos é a melhor forma de percebermos quem somos e onde estamos, o Imaterial convida a que nos encontremos de novo em Évora. Porque este é, realmente, um festival que se pensa como lugar de encontro.        + Informações sobre o Festival Imaterial BILHETES | ACESSO AO IMATERIAL
Toda a programação Imaterial é de acesso gratuito, mediante lotação das salas onde se realiza cada sessão.
O acesso às sessões Imaterial implica a recolha de bilhetes que devem ser levantados no próprio dia em que se realiza a sessão, nas bilheteiras das respetivas salas.
Existe a possibilidade de reservar antecipadamente 4 bilhetes por pessoa, máximo, através do contacto 266 703 112.
Estas reservas apenas serão válidas até 1H antes do início de cada sessão.
Se os bilhetes reservados não forem levantados até 1H antes do início de cada sessão, máximo, a reserva perde a validade.
IMATERIAL 2022
Em época de globalização, é comum pensar-se que o mundo cabe no ecrã de qualquer telemóvel. Mas a imensa riqueza das culturas e dos povos que se espalham pelo planeta, e as suas formas de expressão só são verdadeiramente partilhadas quando público e artistas se olham e estabelecem um diálogo real.
O Imaterial acredita que é nessa presença que a escuta se apura, que as barreiras se destroem, que as diferenças e as afinidades se tornam uma ponte capaz de ligar duas margens. Uma ponte entre lugares e visões da vida, mas também entre passado e presente, entre os legados recebidos de gerações anteriores e reinventados para o agora.
No Imaterial, o “outro” só existe enquanto espelho de cada um. Só existe na descoberta de que o muito que nos separa é, afinal, aquilo que mais nos aproxima.     VÍDEO | 3º DIA DO FESTIVAL IMATERIAL
pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.