O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 7 de setembro, deteve um homem de 60 anos por violência doméstica, no concelho de Estremoz.
No decorrer de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica sobre a vítima, sua companheira de 57 anos, tendo existido episódios de ameaças e injúrias por parte do suspeito. O suspeito já tinha sido sujeito à medida de coação de proibição de contacto e aproximação da vitima, controlado por pulseira eletrónica.
No seguimento da investigação, foi possível apurar que o agressor incumpriu com as medidas a que estava sujeito, tendo procurado e ameaçado a vítima. No decurso das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção, que culminou com a localização e detenção do agressor.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, no dia 8 de setembro, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
· No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;
· Via telefónica, através do número de telefone: 112;
· No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
· Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
· Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.