A cerimónia de lançamento do Ano Letivo 2022/23, a nível nacional, realizou-se na manhã de 13 de setembro, no Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora. Contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Educação, João Costa, e do Secretário de Estado da Educação, António Leite, tendo a acolhê-los o Director do Agrupamento, Fernando Martins. Antes da cerimónia, um grupo de alunos cantou para todos uma canção alentejana e foi realizada uma visita por diversas salas de aula.

O Município de Évora esteve representado pelo Presidente Carlos Pinto de Sá, tendo também participado na cerimónia o Vice-Presidente Alexandre Varela e os Vereadores José Calixto, Lurdes Pratas Nico e Patrícia Raposinho, além de representantes da Assembleia Municipal, do Agrupamento e da comunidade educativa, entre outros.

Fernando Martins, o Director do Agrupamento de Escolas, deu as boas-vindas e falou das perspectivas de trabalho futuro para colocar o Agrupamento num patamar ainda mais elevado, sempre trabalhando em parceria com as instituições locais e regionais. Reconheceu que, apesar das fragilidades existentes na educação nacional, foram dados alguns passos importantes nas escolas e mostrou a sua total disponibilidade para continuar o trabalho de qualificação da instituição a que preside.

Um trabalho sobre o qual falaram as professoras Leonor Serpa Branco e Ana Teresa de Sousa, destacando alguns projectos desenvolvidos, nomeadamente no âmbito do Plano Nacional das Artes, assim como a oferta curricular da Escola Secundária Gabriel Pereira e os valores existentes. Após a apresentação, a professora Luísa Guerreiro também salientou a importância deste estabelecimento de ensino como escola de referência na formação de adultos, sendo a única escola da região com oferta formativa em horário pós-laboral. Um ex-aluno, José Chaveiro, também deu o seu testemunho de como esta escola o fez crescer como ser humano e profissional, abrindo-lhe portas para o futuro como Técnico de Aeronáutica.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, salientou a importância da escola pública – plasmada no exemplo do trabalho dinamizado pela Escola Gabriel Pereira – que é “absolutamente estruturante para o País e para o futuro de todos”. Apelou “à necessidade de revalorizar a escola pública” e deixou o reconhecimento em relação ao trabalho notável por ela prestado e pelo Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, assim como a cooperação existente entre este e a Autarquia.

O Ministro da Educação mencionou a modernização que aconteceu nas escolas portuguesas, nomeadamente nos últimos anos, detentoras de projectos bastantes inovadores, reconhecendo que o caminho a trilhar deve ser este e estar assente na humanização e em aprendizagens que façam sentido.

Com os votos de “um excelente ano letivo”, o Primeiro-Ministro falou das principais funções da escola na formação de cada pessoa e da preparação para a vida ativa “de forma mais diversificada e flexível”, numa aprendizagem contínua ao longo da vida.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.