No passado dia 27 de agosto, sábado, pelas 17h30, no Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, foi celebrada Eucaristia, na qual decorreu a recepção da Imagem de Nossa Senhora de Aires recuperada e bênção da sua imagem réplica . A celebração foi presidida pelo Cónego Mário Tavares de Oliveira, diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Cultura e Bens Culturais da Arquidiocese de Évora.
Para este celebração o Arcebispo de Évora enviou uma Mensagem que publicamos na íntegra:
Mensagem à Paróquia de Viana do Alentejo por ocasião da recepção da Imagem de Nossa Senhora de Aires recuperada e bênção da sua imagem réplica
Saudações fraternas ao Rev. Pároco, Padre Abraão, ao Diácono António Maria Machado e a todos os Cristãos e Cristãs da Amada Paróquia de Viana do Alentejo. Saúde, Paz e Bem para todos!
Hoje, volta a ser um dia feliz e de festa para o Amado e Histórico Santuário de Nossa Senhora de Aires! Bendito seja Deus! Como diz o salmista, “ De manhã saem a semear com lágrimas e na esperança, ao final da tarde, regressam na alegria e com braçados de trigo, cantando e louvando ao Senhor”. Louvo convosco ao Senhor e dou graças pela vossa coragem, discernimento e fidelidade ao Amor a Nossa Senhora. Estive pessoalmente convosco na noite da provação, estou hoje convosco espiritualmente e na pessoa do Rev.mo Sr. Cónego Mário Tavares de Oliveira, Director do Departamento Arquidiocesano da Cultura e dos Bens Patrimoniais.
Foi uma decisão sensata e prudente, aliás várias vezes aconselhada também por mim, fazer uma réplica a fim de preservar o mais possível a imagem original, quer pelo seu valor iconográfico, quer sobretudo pelo seu valor cultual e devocional. Felicito-vos por esta decisão que ficará sempre ligada à presença do Rev. Padre Abraão na vossa Paróquia.
Que todos se unam e apoiem afectiva e efectivamente mais estas duas valorizações do Santuário que leva ainda mais longe o nome da vossa vila e concelho.
Pelo ministério do Sr. Cónego Mário e do Sr. Padre Abraão a todos envio a carinhosa benção de Deus e certeza da minha união de oração convosco.
+ Francisco José, Arcebispo de Évora