Ao longo dos últimos anos, a Fundação AIS tem estado envolvida dirctamente na construção ou reconstrução de templos para a pequena e pobre comunidade cristã que vive neste país maioritariamente muçulmano. Só nos últimos 10 anos, foram construídas ou reconstruídas cerca de seis dezenas de igrejas ou capelas.

A Diocese de Dinajpur é um exemplo deste trabalho. Em 2021, a Fundação AIS apoiou a renovação da capela e da reitoria paroquial de Nossa Senhora das Dores, em Mariampur, tal como a construção de uma nova capela em Noyanagar, localidade situada perto da fronteira com a Índia, pois o antigo edifício encontrava-se em estado deplorável após ter sofrido inundações em 2017.

Apesar de os Cristãos serem, na sua esmagadora maioria, muito pobres, há alguns casos em que elementos da comunidade se destacam no esforço colectivo para a reabilitação dos edifícios. Salomão Hasdak, um antigo agente da polícia, por exemplo, decidiu contribuiu pessoalmente para a reconstrução e ampliação da capela da aldeia onde nasceu, Chiargason, no norte do distrito de Dinajpur.

Nesta aldeia há cerca de 120 católicos. Pertencem, na sua maioria, às comunidades étnicas de Santal e Oraon. Todos eles, assim como os que vivem numa aldeia próxima, reúnem-se na capela aos domingos para rezar e, uma ou duas vezes por mês, para a celebração da Missa quando um sacerdote, colocado na paróquia principal, visita a aldeia.

Nessas ocasiões, mas muito especialmente durante as celebrações principais do calendário cristão, Páscoa e Natal, e durante os funerais, por exemplo, o templo revela-se manifestamente pequeno. Era urgente ampliar o edifício.

Salomão Hasdak decidiu então doar algumas terras herdadas da família e assim, e com o apoio da Fundação AIS, foi possível avançar para a construção de uma capela com mais condições para a comunidade local. As obras demoraram, mas, em Janeiro deste ano, o Bispo Sebastian Tudu foi chamado para abençoar e inaugurar a nova igreja, em homenagem a Santa Teresa de Calcutá. Centenas de fiéis assistiram a esse momento que tanto significa para a comunidade local.

“É pouco provável que volte a viver no Chiargaon, mas sinto-me muito feliz por ter podido ajudar na construção da igreja, que se tornou um símbolo de esperança e força espiritual para os pobres aldeões”, disse o antigo polícia a Ronald Rozario, da Fundação AIS.

Outro exemplo do apoio da Fundação AIS foi a construção de uma nova capela na vila de Sonka, situada a cerca de uma centena de quilómetros de Mariampur. Aqui havia uma pequena capela, construída na década de 60 do século passado e que estava totalmente em ruínas. Em Fevereiro de 2021, o Bispo Tudu inaugurou também este novo edifício, construído igualmente graças à generosidade dos benfeitores da AIS.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.