De 1 a 6 de agosto de 2023, Portugal vai receber a JMJ e o Papa Francisco. A JMJ é um evento religioso de grande dimensão, aberto a todos os jovens, que reúne milhões de católicos de todo o mundo.
De 26 a 31 de julho decorrem os Dias nas Dioceses (DND), em que se promove a integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais. Os participantes nos DND ficam alojados em casas de famílias, em paróquias ou instalações públicas.
Numa experiência única de partilha e crescimento cultural e espiritual, as Famílias de Acolhimento terão oportunidade de viver a JMJ a partir de casa e serão também convidadas a participar com os peregrinos nas diversas atividades dos DND, sendo parte integrante deste grande encontro.
Pode inscrever-se como família de acolhimento em qualquer paróquia da Arquidiocese de Évora.
SER FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO
Os DND terão lugar de 26 a 31 de julho de 2023. Nesses dias, milhares de jovens chegarão ao nosso país. Um dos pontos-chave dos DND é o contacto e a vivência com a comunidade local. Neste sentido, as famílias são desafiadas a acolher os jovens peregrinos em suas casas, num espírito de partilha, fraternidade e comunhão. As Famílias de Acolhimento são famílias que se disponibilizam para receber e alojar os jovens peregrinos que vão participar nos DND. Numa experiência única de partilha e crescimento cultural e espiritual, as Famílias de Acolhimento terão oportunidade de viver a JMJ a partir de casa e serão também convidadas a participar com os peregrinos nas diversas atividades dos Dias na Diocese, sendo parte integrante deste grande encontro.
O QUE É NECESSÁRIO?
- Disponibilidade para receber, pelo menos, dois jovens;
- Providenciar alojamento e refeições;
- Disponibilizar um local onde os jovens peregrinos possam fazer a sua higiene diária;
- Capacidade de adaptação aos horários das atividades dos jovens;
- Abertura para receber jovens com culturas diferentes – mesmo que não domine a língua de origem, deve procurar outras formas de interação.
MAIS IMPORTANTE…
Para ser uma Família de Acolhimento é essencial ter vontade para acolher.
Não são necessárias grandes instalações ou comodidades – é como se acolhesse um amigo em casa. O mais importante é existir disponibilidade interior e vontade de fazer parte da JMJ.

