As Festas de Santo António vão regressar este ano ao centro de Reguengos de Monsaraz. As festividades em honra do padroeiro da cidade vão decorrer de 10 a 13 de junho e a banda sonora terá concertos com David Fonseca, Carolina Deslandes, Toy, One Vision e os dj’s Overule e Zinko. O programa integra também o desfile e atuação das tradicionais marchas populares.

O primeiro evento das Festas de Santo António é a Caminhada em Família e acontece no dia 10 de junho, pelas 9h30, com partida e chegada na Praça da Liberdade. Entre as 10h e as 16h decorre a Feira das Suculentas no stand da Associação Ani+, organizada pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

A abertura oficial das Festas de Santo António vai acontecer às 16h30 nos Paços do Concelho. Segue-se, meia hora depois, a inauguração da exposição de pintura “Fernando Pessoa”, de Patico, que vai estar patente no Auditório da Biblioteca Municipal.

Pelas 17h30, no mesmo local decorre a palestra “Nos 52 anos das Festas de Santo António – murmúrios em torno da história de Reguengos”, com Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo. Segue-se às 18h30 um concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, no palco da Praça da Liberdade, e às 20h30 acontece uma arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz por várias artérias da cidade.

Ao início da noite, pelas 21h, atua o grupo Al-Canti no palco do Largo Almeida Garrett. Carolina Deslandes sobe ao palco principal às 23h para interpretar temas como “A Vida Toda”, galardoado com o Globo de Ouro de melhor canção, “Avião de Papel”, que a cantora lançou com a participação de Rui Veloso, mas também “Eco”, música que evoca e homenageia Amália Rodrigues através do refrão de “Grito”.

A partir da meia-noite, o DJ Overule abre a pista de dança no palco principal para misturar os mais variados estilos musicais, como eletrónica, hip hop, reggae, dubstep e drum&bass. O DJ Overule venceu o prémio “Best Portuguese Act” dos MTV Europe Music Awards em 2017 e atua regularmente nos melhores festivais do país.

O segundo dia das Festas de Santo António, 11 de junho, terá animação de rua às 11h30 e às 17h30 com o grupo Kalimotxo Orkestar. O stand da Associação Ani+ abre pelas 16h com a Campanha de Adoção Animal – Adote com Amor e terá vários cães no espaço para os interessados poderem interagir com eles.

Segue-se, às 17h, no Auditório da Biblioteca Municipal, a palestra “Reguengos – Centro do Mundo”, com o arquiteto Jorge Cruz.  Pelas 18h terá início uma Corrida de Touros, na Praça de Touros José Mestre Batista, com os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas. Nesta corrida haverá um confronto das ganadarias Castro e Grave e os grupos de forcados são os amadores de Monsaraz, Cascais e Beja.

O Grupo Corazón Flamenco – Sevilhanas de Reguengos de Monsaraz atua pelas 21h no palco da Praça da Liberdade e meia hora depois sobem ao palco do Largo Almeida Garrett as Vozes d’Alqueva. David Fonseca, que se notabilizou como vocalista dos Silence 4, vai apresentar a partir das 23h no palco principal o seu novo trabalho intitulado “Living Room Bohemian Apocalypse”, considerado um “disco visual”, em que a música e a imagem se conjugam de forma criativa e surpreendente.

David Fonseca vai interpretar neste espetáculo canções mais recentes como o épico “Chasing The Light” e o esperançoso “Live It Up”, mas também “Someone That Cannot Love”, “Kiss Me, Oh Kiss Me”, “Oh My Heart” ou a faixa que encerra o mais recente disco, “Falling Out Of Love”. A partir da meia-noite o DJ Zinko vai explorar as novas sonoridades do rock, house e hip-hop na pista de dança do palco principal.

No domingo, dia 12 de junho, o programa das Festas de Santo António abre às 9h com o passeio de motas TVR Clássicas, organizado pelo Trial Voz de Reguengos, com partida da Praça da Liberdade. Segue-se pelas 11h30 e depois às 17h30 a animação de rua com Os Caprichosos.

Às 16h abre o stand da Associação Ani+ com a Campanha de Adoção Animal – Adote com Amor e pelas 17h decorre a palestra “Reguengos em Abril de 1974”, pelo professor Rui Amendoeira, no Auditório da Biblioteca Municipal.

O palco da Praça da Liberdade vai receber pelas 18h um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e ao início da noite, às 21h, decorre o desfile das marchas populares no centro da cidade. Este ano vão desfilar a Marcha Infantil da Associação Ani+ e as marchas de adultos da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz e da Associação Palco de Sonhos.

Pelas 23h sobe ao palco principal o cantor e compositor Toy para interpretar as suas canções mais conhecidas, como “Estupidamente Apaixonado”, “Verão e Amor (cerveja no congelador)”, “Coração não tem idade (Vou beijar)”, “És tão sensual” ou “Aguenta-te com esta”. Com mais de 20 discos editados, Toy vai apresentar um repertório cheio de sucessos musicais, mas também o mais recente single, intitulado “Vai ao castigo”. À meia-noite, junto ao palco principal, haverá fogo de artifício e de seguida tem início o baile de Santo António, no Largo Almeida Garrett, com a Banda Karisma, um espetáculo financiado pelo projeto Fora de Cena – Programação Cultural em Rede.

No último dia das festividades, 13 de junho, dia de Santo António, pelas 9h30 decorre a cerimónia do içar das bandeiras, na Praça da Liberdade, prosseguindo o programa no mesmo local, às 10h30, com a chegada das imagens dos padroeiros das paróquias da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz e meia hora depois com a celebração da Eucaristia.

Durante a tarde, às 17h, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz voltará a percorrer algumas ruas da cidade e pelas 18h vai ouvir-se Cante Alentejano no palco da Praça da Liberdade com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. A partir das 21h realiza-se o desfile e atuação das marchas populares no centro da cidade e a fechar as festividades, às 23h, no palco principal, os One Vision, a primeira banda de tributo aos Queen que surgiu em Portugal, vai tocar os maiores sucessos da célebre banda britânica. Os One Vision nasceram em 2006 e já passaram a barreira dos 850 concertos em Portugal e Espanha.

As Festas de Santo António têm entrada gratuita. Durante os dias das festividades haverá bares, tasquinhas e uma feira de artesanato.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.