O bispo emérito de Ondjiva (Angola), D. Fernando Guimarães Kevanu, morreu, no dia 18 de maio, aos 86 anos, na residência, vítima de doença prolongada.
Segundo o jornal de Angola, D. Fernando Guimarães Kevanu nasceu na província do Cunene, em 14 de Agosto de 1936. Foi ordenado padre em 1970 e bispo em 1988, altura em que assumiu a Diocese de Ondjiva, cargo que viria a renunciar em Novembro de 2011, por questões de saúde.
Sacerdotes, religiosos e fiéis destacam as qualidades e o empenho de D. Fernando Guimarães Kevanu no crescimento da Diocese de Ondjiva, principalmente no ensino, saúde e formação de padres.
Oriundos desta Diocese, trabalham atualmente na Arquidiocese de Évora, os seguintes sacerdotes: P. Idalino Ndeimuenena Sekunangela, vigário paroquial de S. Brás (Évora); P. Abraão Ndeufekelma Mwaikafana, Pároco de Aguiar, Viana do Alentejo e S. Bartolomeu do Outeiro; P. Aureliano Abílio Siwanifeni, Pároco de Assumar e Vaiamonte; e P. Elias Paulo Tulungameni, Vigário Paroquial de Santa Maria do Castelo e Santiago, em Alcácer do Sal, Casebres, Palma, Sítimos e Vale de Guizo.
No Seminário Maior de Évora também estudam dois seminaristas oriundos daquela Diocese angolana, nomeadamente o seminarista Tomé e o seminarista Jenitório.
O Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, em nome pessoal e em nome da Arquidiocese apresenta sentidas condolências à família e a esta Diocese irmã.
O Prelado eborense presidirá à Eucaristia em sufrágio por D. Fernando Guimarães Kevanu nesta terça-feira, dia 24 de maio, às 18h, na Paróquia de S. Brás, concelebrada pelos referidos sacerdotes angolanos, no dia em que se celebrarão as exéquias em Angola.